Cidadeverde.com

Ministro Geddel Vieira confirma presença em seminário no litoral

Imprimir

Acontecem nos dias 23 e 24 deste mês, o Seminário Potencial e Perspectivas de Investimentos em Aqüicultura no Piauí, em Parnaíba (à 318 quilômetros de Teresina). O seminário contará com as presenças de autoridades federais, estaduais e municipais. Será realizado no Auditório da Associação Comercial de Parnaíba, localizado no Porto das Barcas.


Além da participação do governador Wellington Dias, estão previstas as presenças dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, e do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.


O seminário é destinado a produtores, empresários de aqüicultura e piscicultura e investidores que desejam ampliar suas atividades econômicas.



Programação

A programação do evento começa na manhã do dia 23, com a realização de um Curso Básico de Piscicultura, a partir das 08h00, com os instrutores João Campos e Fernando Kubitza.


Já às 14h00 do mesmo dia vão acontecer as seguintes inaugurações: do Centro de Referência em Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba, CERAQUA; do Entreposto Pesqueiro de Parnaíba; do Centro de Estudos da Universidade Estadual do Piauí, bem como a transferência da Unidade de Piscicultura de Parnaíba para a Universidade Federal do Piauí.





Na solenidade de abertura do seminário será assinado um acordo de Cooperação para Desenvolvimento Sustentável de Pesca e Aquicultura no Piauí entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e Governo do Estado.


Na manhã de quarta-feira (24), serão realizadas dez palestras sobre os mais variados temas sobre aqüicultura e piscicultura, com foco no crescimento dessa atividade, que garante resultados rápidos em novas oportunidades de trabalho e aumento de renda.


O setor

A piscicultura tem apresentado números expressivos de crescimento no Piauí. O Estado apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento dessa atividade com grande potencial hídrico,cujas bacias hidrográficas possuem açudes em todas as regiões piauienses.


Os dados otimistas são do Sebrae no Piauí, que em parceria com a APP, confirmam que a piscicultura tem se expandido no Piauí. O cultivo de peixes tem chamado a atenção de inúmeros empreendedores, porque o retorno do investimento é rápido, algo em torno de seis meses.


No Piauí, as espécies de peixes mais cultivadas em tanques-rede são a tilápia e o tambaqui. O projeto do atende a dez municípios, são eles: Teresina, Inhuma, Elesbão Veloso, José de Freitas, Piripiri, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Parnaíba e Luzilândia.
 

Mas volume de pescado produzido no Piauí é de apenas duas mil toneladas/ano, sendo que quase 80% dos peixes comercializados em Teresina vêm de outras regiões do país como Pará,Bahia, Paraíba e Maranhão.


Conceito

De acordo com o site Pescabrasil (www.pescabrasil.com.br) a aquicultura pode ser definida como o processo de produção em cativeiro, de organismos com habitat predominantemente aquático, tais como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies.


Já a piscicultura é uma ramificação da aqüicultura destinada ao cultivo de peixes em cativeiro. O Brasil tem todas as condições ambientais e climáticas para o desenvolvimento da aqüicultura, pois possui 8,4 mil quilômetros de litoral e vasta riqueza hídrica.


Fonte: Sebrae

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais