Cidadeverde.com

Prefeito autorizará elaboração do Plano Diretor de Drenagem

Foto: Divulgação


Com o objetivo de diagnosticar a atual situação da drenagem urbana da capital, o prefeito Elmano Ferrer assina hoje (16), às 11h, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, o contrato para a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana para Teresina. Contemplado pelo Programa Lagoas do Norte - PLN, o Plano custará em torno de R$ 2 milhões, recursos de empréstimo da Prefeitura junto ao Banco Mundial. 
 

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Alberto Monteiro, afirmou que o Plano deve apontar soluções de planejamento da drenagem urbana que evitem ou minimizem o aumento das enchentes na capital e os impactos sobre a qualidade da água.


 

“Indicará os mecanismos de gestão da infraestrutura urbana voltados ao escoamento das águas pluviais e dos rios na área urbana da cidade. Este planejamento visa evitar perdas econômicas, a melhoria das condições de saúde da população e do meio ambiente local”, ressaltou. 
 

O Plano Diretor de Drenagem Urbana será elaborado por empresa de consultoria especializada. “A empresa terá um prazo de um ano para apresentar o plano completo, depois disso, o plano terá que passar pela aprovação do Banco Mundial e, só assim, a Prefeitura poderá implantá-lo”, afirmou a presidente da Comissão Especial de Licitação do PLN, Márcia Vasconcelos. 

O secretário João Alberto ressaltou que a Prefeitura está antecipando a execução do O Plano Diretor, com a implantação do Sistema de Macrodrenagem na Área 1 do Lagoas do Norte nos bairros São Joaquim, Matadouro e Olarias, no valor de R$ 10 milhões, através de contrato de repasse OGU/PMT – no PAC. As obras incluem a interligação das grandes lagoas da zona Norte e uma complementação da estação de bombeamento.

 

 

[email protected] 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais