Cidadeverde.com

Últimos campeões nacionais vivem momento conturbado no ano

Os dois últimos campeões do Campeonato Brasileiro observam a proximidade com a crise. O Flamengo, campeão em 2009, foi derrotado pelo Botafogo na Taça Rio. Na Copa Libertadores, o clube precisa de uma vitória para passar de fase. Situação parecida vive o São Paulo, que conquistou o torneio nacional em 2008. Eliminado pelo Santos na semifinal do Paulistão, o time busca a todo custo a liderança do Grupo 2 no torneio sul-americano.



Uma temporada que parecia ser de ouro para o Flamengo se transformou em um drama de 90 minutos na próxima quarta-feira, quando a equipe enfrenta o Caracas, pela última rodada do Grupo 8 da Copa Libertadores. Em situação delicada na competição, para o Rubro-Negro chegar às oitavas de final terá de buscar uma das seis vagas como segundo colocado. Como os mexicanos Chivas e San Luis já estão garantidos nas oitavas (por terem sido impedidos de continuar em 2009, na época do surto de gripe suína), somente os seis melhores segundos colocados avançarão.

O Flamengo tem a sétima melhor campanha entre os segundos colocados de grupos. Para se classificar, a equipe precisa vencer o Caracas (VEN), no Maracanã, por dois gols de diferença e torcer por um tropeço de um time à sua frente. Um empate ou uma derrota eliminam o Rubro-Negro, e complica ainda mais a situação do técnico Andrade, cada vez mais contestado pela torcida.

Em meio à crise que ronda o clube, para o time que até o momento disputou 23 jogos na temporada, conquistou 16 vitórias, perdendo em quatro oportunidades e empatantando em outros três jogos, apenas uma vitória poderá fazer o clube respirar na temporada.

Apesar disso, a torcida pode se orgulhar de ter em seu time, Vagner Love e Adriano. Juntos, os dois já maracaram 28 gols na temporada e Love terminou o Campeonato Carioca como o artilheiro da competição, fato que não ocorria desde 2001 para o Flamengo.

Assim como na Gávea, o clima no Morumbi também é complicado. O grande dilema do São Paulo no começo deste ano foram os clássicos. Em cinco disputas, cinco derrotas. Os resultados negativos contra os grandes rivais já incomodam o elenco e a diretoria.

Apesar da eliminação para o Santos no último domingo, a crise não deve se instalar no clube. Isso porque a Copa Libertadores é a meta do primeiro semestre. A situação do Tricolor no torneio é bem mais tranquila do que a do Flamengo. Com 10 pontos, a equipe deve se classificar até se perder para o Once Caldas (COL), quarta-feira, no Morumbi. Porém, isso não passa pela cabeça de todos no clube.

Ninguém nunca escondeu que a prioridade é avançar como primeiro do grupo. Para isso, basta vencer o adversário colombiano. Ir para a segunda fase como segundo pode fazer com que a situação de Ricardo Gomes fique ameaçada. Em uma remota desclassificação do São Paulo, muitos irão pedir a cabeça do treinador.


Fonte: Lancenet
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais