Cidadeverde.com

Ronda Cidadão começará no Dirceu e terá 200 policiais militares

O projeto Ronda Cidadão, que visa aproximar o policiamento ostensivo nos bairros seguindo moldes do modelo cearense, irá começar pela região do Grande Dirceu. A informação é do governador Wilson Martins que fez o anúncio nesta segunda (10) durante a aula inaugural no Quartel do Comando Geral do Piauí.

Fotos: Yala Sena/CidadeVerde.com


Ao todo serão 200 homens que irão atuar naquele bairro. A tropa escolhida será formada pelos novos militares recém-ingressos na corporação. A escolha do Dirceu como região pioneira se deve à grande quantidade de moradores e ao alto índice de criminalidade.


Wilson Martins recebeu a medalha da Polícia Comunitária


O projeto tem como base o Ronda Quarteirão da cidade de Fortaleza, no qual os policiais equipados com celulares em suas viaturas podem ser acionados diretamente pela população. No Piauí também serão utilizadas ainda câmeras de vídeo. Na implantação do Ronda Cidadão piauiense haverá ainda um intercâmbio com o governo do Ceará.


Subtenente De Paula (à esq.)




Na cerimônia no QCG estão presentes o comandante da Polícia Militar do Piauí, Francisco Prado, o secretário de Segurança, Raimundo Leite, e o sub-tentente do projeto Ronda do Quarteirão do Ceará, major De Paula.


Wilson Martins informa que segundo uma pesquisa feita pelo governo do Estado, os setores mais criticados pela população são a Segurança Pública, Saúde e geração de emprego. O governador irá se reunir amanhã em Fortaleza com o governador de Pernambuco Eduardo Campos e do Ceará Cid Gomes para tratar de convênios na área de inclusão digital e tecnologia da informação.


Durante o evento, o governador fez questão de chamar as policiais militares e fazer-lhes uma homenagem. Além disso Wilson Martins disse que pretende acompanhar de perto o projeto Ronda Cidadão e que foi responsável pela escolha da farda. "Este projeto é a menina dos olhos do meu governo", declarou. O uniforme será composto de uma blusa marrom, braçal vermelho, boina francesa e calça verde.

Inicialmente serão 200 policiais que estarão nas ruas em junho, mas a ideia é que, após uma avaliação a ser realizada em agosto, o contingente possa aumentar e chegar a 500 militares.


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa  Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais