Cidadeverde.com

Uespi cria cursos para suprir carência de médicos especialistas

Imprimir

A Faculdade de Ciências Médicas (Facime) anunciou os novos cursos de residência em cirurgia pediátrica e nefrologia. A iniciativa visa levar ao mercado profissionais qualificados para a demanda necessária, sobretudo no interior do estado.

 
Segundo o diretor da Facime, Edinaldo Miranda, no Piauí existem apenas dez médicos especializados em cirurgia para crianças. “Isso faz com que os pais do interior do Estado tragam seus filhos para operar de apendicite ou fimose para Teresina. O único que atende a cirurgias (para crianças) através do SUS é o Hospital Infantil”, descreve. São apenas duas salas cirúrgicas que realizam juntas cerca de 300 procedimentos por mês. 

 
“Não se pode estruturar hospital no interior sem ter profissionais, nos precisamos formar”, destaca. 

 
A residência em nefrologia visa gerar profissionais que melhorem a vida dos pacientes que sofrem de problemas renais agudos e necessitam de hemodiálise mas também alavancar o número de cirurgias de rins no Estado. 

 
Miranda acrescenta que cada residência formará dois especialistas a partir de 2013. No caso específico dos cirurgiões pediátricos, o diretor sugere que estes profissionais, caso venham trabalhar no serviço público, sejam cambiados para as cidades de Bom Jesus, Parnaíba e Floriano.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais