Cidadeverde.com

Balé de Teresina, vaqueiro e rabequeiro agitarão Piauí Sampa

Durante a abertura da Piauí Sampa, no próximo dia 24 deste mês, os visitantes do Shopping Eldorado, em São Paulo, vão prestigiar a apresentação de uma dos mais consagrados grupos de balé do Piauí, o Balé de Teresina. Músicos e bailarinos apresentarão uma releitura do Hino do Piauí, num mini-espetáculo especial, interpretando a riqueza cultural do Estado.


Para o evento, o Balé de Teresina levará profissionais que se apresentam com duas danças típicas piauienses: Baião e Pagode Amarante. Os profissionais mostrarão ainda uma coreografia inédita e especialmente montada para a mostra em parceira com músicos convidados pertencentes ao Fórum Permanente da Música do Piauí.


Outro grupo que também promete agitar a semana de 24 a 30 deste mês, em São Paulo, é o Som da Terra, que tem um repertório eclético, recheado de baiões, lendas, aboios, cocos, bois, e outros ritmos. Em uma leitura contemporânea, a banda levará para a Mostra Piauí Sampa 2010 um vaqueiro aboiador, rabeca e sanfona. A música e a dança se unem em uma performance cultural que retrata o que há de melhor da musicalidade nordestina de raiz.


Durante o evento, modelos vestirão roupas típicas, representando as tradições e lendas piauienses. Um estande, sob a responsabilidade do Fórum Permanente da Música do Piauí, será destinado ao comércio de produtos culturais (CDs, DVDs, livros).


Os grupos também se apresentarão no Restaurante Dois Cozinha Contemporânea, dos chefs Felipe Ribenboim e Gabriel Broide. O badalado restaurante de Pinheiros terá uma programação gastronômica voltada para os sabores do Piauí.


Sobre o Balé de Teresina
A Escola Balé de Teresina é um projeto de formação em dança, que há cinco anos atende cerca de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens com o ensino regular do balé clássico com ferramentas da dança criativa.


O objetivo é difundir a cultura popular piauiense por meio da dança, com um repertório de danças, lendas e folguedos piauienses representados no espetáculo Piauiês, com coreografia de Luiza Amélia e presença dos bailarinos Karol Marques, Victor Macedo, Paula Monteiro e Gustavo Augusto.


Sobre o Som da Terra
A missão do Grupo Cultural “Som da Terra” é apresentar a boa música fincada na raiz cultural piauiense. O grupo é formado pelos músicos Erandino José dos Santos (rabeca); Ivan Rocha Silva (sanfona); Juarez Ferreira de Oliveira (vaqueiro aboiador); Gilvan Sousa dos Santos (violão/vocal), Francisco das Chagas Bezerra do Vale (vocal); e Daniel Santos Moura (percussão).


O grupo percorre as estradas do Piauí, colhendo tradições rítmicas cantadas e dançadas da região, características da expressão e da criatividade popular, presente na cultura de um povo inventor, construtor, herdeiro e apresentador de suas próprias manifestações artísticas que permeiam o cotidiano.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais