Cidadeverde.com

Chuva deixa mais de 157 mil pessoas desabrigadas no Nordeste

Imprimir

 Em Alagoas e em Pernambuco, 157 mil pessoas estão fora de casa devido às chuvas que atingem a região desde a semana passada. O número de mortes causadas pelas enchentes, nos dois estados, chegou a 54, de acordo com o que foi divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (28).


No Recife, uma queda de barreira soterrou uma casa. No local, dormiam mãe e cinco filhos. Os vizinhos ouviram um estrondo e correram para ajudar. Conseguiram retirar a família da terra, mas a filha caçula, de 2 anos, morreu.


O posto fiscal da rodovia estadual PE-96 foi transformado em base do Exército. Na mesma estrada, foram colocadas estruturas metálicas nas cabeceiras da ponte que liga a cidade de Barreiros a Água Preta, restabelecendo o tráfego entre os municípios pernambucanos. Cerca de 2,5 mil homens trabalham em Pernambuco e em Alagoas.
saiba mais


Com a chuva do domingo (27), o Rio Una subiu quatro metros e invadiu as casas ribeirinhas. Em Palmares (PE), o comércio, que tentava se recuperar da enchente da semana passada, ficou novamente isolado. Moradores acordaram com cerca de um metro de água acima do chão na manhã desta segunda.


Os oito abrigos da cidade estão lotados. Uma creche já tinha 27 famílias e recebeu mais uma nesta segunda-feira. O governo do estado enviou à região assistentes sociais para cadastrar os desabrigados.


Dois terrenos foram desapropriados, um em Água Preta (PE) e outro em Palmares (PE). Eles devem começar a ser preparados imediatamente para a construção das casas, mas hoje foi um dia perdido nesse sentido. O acesso às áreas virou um rio.


Vacinas

Nesta segunda, o Ministério da Saúde enviou mais de 200 mil doses de vacinas para Alagoas. As doses de imunização devem servir para a prevenção de doenças comuns em situação de inundações, como hepatite A, rotavírus, e tétano. Também foram enviados 13 mil diluentes (substâncias usadas para diluir as vacinas) e mil unidades de soros antitetânicos.


Para Pernambuco, outro estado atingido pelas chuvas, o Ministério da Saúde destinou, na última semana, 11 toneladas de medicamentos e cerca de 500 mil doses de vacinas, além de 15 ambulâncias. Também foram enviados R$ 26,8 milhões para ações emergenciais de saúde.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais