Cidadeverde.com

PT se reúne às pressas sobre coligação proporcional no Piauí

Imprimir

Atualizada às 12h12

Após reunião de quase uma hora, a Executiva do Diretório Estadual do PT não tomou nenhuma decisão e vai se reunir novamente à tarde para bater o martelo.



O deputado federal Nazareno Fonteles continua defendendo a chapa pura. Questionado sobre a ameaça do PCdoB de deixar a coligação, Nazareno argumenta que o PT já cedeu a vice e não pode mudar sua decisão do Encontro.

“Se ameaçam, problema deles. O PT cedeu a vice e não pode mudar as decisões do Encontro.E se for homologada essa chapa vou entrar com recurso”, declarou o parlamentar.

A executiva vai se reunir para definir, declarou Assis Carvalho. Jesus Rodrigues revelou que as posições estão dividas.


Atualizada às 11h40

Em plena convenção, o PT, às pressas, está fazendo uma reunião a portas fechadas para decidir sobre aliança proporcional para vagas de deputado federal.



O candidato à reeleição Nazareno Fonteles chegou e passou direto da para reunião onde está a Executiva do Diretório Estadual, dentre eles: Fábio Novo, Zenaide, Flora Izabel, Marcelino Fonteles, João de Deus, Fábio Novo, Assis Carvalho, Merlong Solano, Antonio José Medeiros, Regina Sousa, trancados numa sala no Atlantic City.

Militantes do partido e imprensa aguardam a resposta do lado de fora.



Atualiazada às 11h27

A decisão do PT está gerando polêmica na convenção. Marcelino Fonteles, irmão do deputado federal Nazareno Fonteles, disse que não vai aceitar e um grupo a revelia está tentando alterar a decisão do encontro do partido no dia 06 de junho.

“Neste momento, fora da instancia partidária, à revelia, grupos estão tentando mudar [chapa pura para coligação]. Estou aqui fazendo esse alerta. Mas, não devemos aceitar essa mudança”, disse Marcelino ao pegar o microfone no palco do Atlantic City.



Nazareno Fonteles não aceita, porque o partido tem chance de eleger de 7 a 8 estaduais e dois a três federais. A coligação com o PMDB e PCdoB será apenas para deputado federal, para Assembleia a chapa continua pura.

O presidente do Diretório Estadual do PT, Fabio Novo já chegou na convenção e disse que está sendo bastante pressionado pelo grupo do Nazareno. Ele afirma que houve uma reavaliação e essa decisão vai beneficiar o PT, porque tem capacidade para fazer duas vagas na Câmara Federal.

Fábio disse que vai acatar a ação de Nazareno, mas acredita que a mudança foi boa para o PT.


Atualizada às 11h14

Após polêmica da chapa pura, o Partido dos Trabalhadores recuou e resolveu fazer coligação com outros partidos da base. A decisão ainda está sendo acordada em reunião na residência do governador. A nova coligação será anunciada na convenção que acontece hoje no Atlantic City.

O governador Wilson Martins (PSB) recebe na residência oficial, o ex-governador Wellington Dias, o presidente do PT, Fábio Novo, o candidato a vice-governador Moraes Sousa Filho e presidentes de alguns partidos para tratar de um acordo na coligação proporcional.

Segundo o candidato ao Senado, deputado Antônio José Medeiros, o argumento que fez o PT mudar de ideia foi uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza triplicar o número de candidatos a deputados federais, nos estados que possuem 10 vagas na Câmara Federal, é o caso do Piauí.

O Cidadeverde.com apurou que o candidato a reeleição Nazareno Fonteles (PT), foi o único que se posicionou contra e disse que se for homologado, vai entrar com recurso.

O PT estaria alterando sua posição, após ameaça do PCdoB de deixar da aliança e apoiar o João Vicente Claudino (PTB).

Convenção

Partidários do governo chegam a todo momento no Atlantic City para acompanhar a convenção. Uma multidão já se concentra no local que possui um painel gigante com as fotos do Lula, Wellington Dias, Antônio José Medeiros e Dilma Rousseff com uma frase: “Este é o time para a gente seguir em frente”.





Flash de Yala Sena (do Atlantic City)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais