Cidadeverde.com

Guru virtual de Dilma dá dicas de como aproveitar as redes sociais

Imprimir

O coordenador de redes sociais na internet da campanha de Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco, destacou em Teresina que o maior público na web é jovem e escolarizada. Ele revelou pesquisa que aponta que 76% da população acreditam nas mensagem divulgadas nas redes.


Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com


A distribuição, segundo o convidado, é a seguinte: 40% de credibilidade muito alta, 36% com credibilidade apenas alta e 6% com baixa credibilidade.


Na opinião de Marcelo Branco, nem mesmo os “sexagenários” do PT resistiram à novidade e estão ajudando na atualização de blogs e Twitter.


“O destaque nas redes sociais são as informações e compartilhamento de emoções. As pessoas mostram o que estão sentido e as campanhas deve interagir com os colaboradores sem hierarquia”, aponta.



O palestrante informa ainda que se pudesse premiar alguém por atuações nas redes sociais seriam o ministro do Planejamento, Paulo Bernardes, e o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha. “Eles são exemplos de como se aproveitar o Twitter”, diz.


Como utilizar na campanha as redes sociais
Marcelo Branco sugestiona que as melhores formas de mobilização nas redes sociais existentes são os “Flash Mobs” (venda de produtos, seja em vídeos ou fotos), blogagem coletiva, cobertura no Twitter, twittada coletiva e streaming ao vivo.


O coordenador de mídia explica ainda que tudo deve ser “clipado” para acompanhar o que é positivo e negativo em cada manifestação.


Ele finaliza dizendo que a internet, e as redes sociais, devem agir para ajudar os militantes em debates, dando argumentos e “municiando” os membros dos partidos para os debates nas ruas.



Atualizada às 16h20


O coordenador de mídia da campanha de Dilma Roussef à Presidência da República, Marcelo Branco está alertando aos candidatos do PT, regional Piauí, que utilizem as redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook da forma mais interativa possível. O conselho é dado em palestra realizada na tarde de hoje (12), no auditório do Luxor Hotel.


Marcelo analisa que a internet alterou as formas tradicionais de comunicação, mas não substitui os meios populares como a televisão, o rádio e o jornal. Para ele, este é o momento ideal para investir, e estimular a participação do internauta.


“A internet mudou a forma de fazer comunicação. É preciso ser atrativo para que o eleitor possa mandar vídeos, fotos de sua rua e promover maior interação”, garante o coordenador de mídia.





O palestrante destaca que a primeira rede social foi o Software Livre, de uso restrito à especialista da área de informática. Para ele, é necessário valorizar as pequenas idéias e relembra que a web é uma invenção caseira. “Nos últimos 14 anos todas as invenções foram construídas dentro de casa”, relembra.


Justificando suas opiniões, Branco cita o caso do movimento “Cala boca Galvão”, que ganhou a mídia tradicional após ser sucesso no Twitter. “Os meios de comunicação estão passando por transformações brutais. As redes sociais, por exemplo, são formadoras de opinião, não só veículos técnicos de mensagens”, afirma.

Tuitada polêmica

Marcelo Branco afirmou que não sabe se a polêmica tuitada do diretor-presidente do Serpro (serviço de processamento de dados do governo federal) foi durante o expediente. Marcos Mazoni, o diretor em questão, foi acusado pelo jornal Folha de São Paulo de fazer ato pró Dilma usando a internet em horário de trabalho.


“Eu posso pedir voto pra Dilma, fazer o que quiser, e até xingar o Serra 24 horas por dia. Eu não tenho esse problema”, destacou Branco afirmando ainda: “Mandaram mensagem para mim como milhares que recebo todos os dias. Agora, se foi no horário de expediente eu não sei”, disse o coordenador da Dilma se referindo ao caso de Marcos Mazoni.


Marcelo disse ainda que as pessoas que se comunicam com ele através do Twitter devem ser responsáveis pelo que fazem no micro blog. Ele defendeu o cumprimento da legislação eleitoral.


Na palestra, organizada para petistas, jornalistas e marqueteiros, Marcelo Branco revelou que os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Bernardes (Planejamento) são os “mestres” no Twitter. Para Branco, se fosse eleger ou ganhar prêmios por melhor utilizar o micro blog os dois ministros seriam escolhidos.


Branco está percorrendo o País com a caravana digital orientando militantes e simpatizantes da campanha da petista sobre o uso da internet.  Ele disse que a candidata usa todas as redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Yortube e Flickr), mas que a coordenação busca também um espaço para Dilma bater papo com internautas.




Flash Yala Sena (direto da palestra)
Redação de Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais