Cidadeverde.com

FMS aplica produto que impede crescimento da lava da dengue

Imprimir

Um novo controlador de crescimento de insetos está sendo utilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), como mais uma arma de combate à dengue. De menor teor de toxidade do que o larvicida anterior, o Diflubenzuron é recomendado pelo Ministério da Saúde. O produto vem sendo aplicado pelos agentes de endemias da Gerência de Zoonoses nas zonas Norte e Sudeste, áreas de maior incidência de notificações da doença. A partir do fim de outubro, será utilizado no restante da cidade.


Essa nova composição química inibe a formação de pele das larvas do Aedes aegypti, impedindo o seu desenvolvimento. Com o produto há uma demora um pouco maior para a eliminação da larva, mas é ele é mais eficaz e menos tóxico. A medida atende à Política Nacional de Rotatividade de Insumos do Ministério da Saúde.


“As pessoas podem estranhar o fato de a larva continuar se movimentando em determinado recipiente depois da aplicação desse produto, mas o larvicida está atuando e impedindo o seu desenvolvimento”, explica a médica veterinária Oriana Bezerra Lima, do Serviço de Zoonoses do município. “Devemos também enfatizar que essa medida é apenas mais uma arma de combate à dengue e a população deve continuar redobrando os cuidados no sentido de eliminar todo e qualquer depósito, objeto ou recipiente que venha acumular água e se tornar criadouro de mosquito, além do cuidado constante com o lixo”, salienta a veterinária.


Para aplicação do larvicida, agentes de endemias e supervisores passam por treinamento. O produto vem sendo aplicado nos estágios iniciais do desenvolvimento das larvas, nos locais de maior concentração de criadouros e de infestação de mosquito. O Ministério da Saúde toma periodicamente esse tipo de medida porque, depois de algum tempo, os insetos costumam desenvolver resistência contra determinados inseticidas.


O produto


O Diflubenzuron interfere na troca de quitina, um dos principais componentes da cutícula (pele) dos insetos. Depois do contato com o inseticida, as larvas têm dificuldades na mudança periódica de pele, conhecida como ecdise. A consequência disso é que a cutícula mal formada pode não suportar a pressão interna durante a ecdise ou não conseguir dar suficiente suporte aos músculos, resultando na morte das larvas, cortando o ciclo da dengue na fonte.


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais