Cidadeverde.com

Produtores encontram mandioca de 35 quilos em São José do Piauí

Imprimir

Produtores do município de São José do Piauí, na região de Inhuma, 281 quilômetros a sudeste de Teresina, encontraram uma mandioca gigante, pesando 35 quilos. A única raiz foi colhida em área do projeto Mandiocultura do Araripe, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí - Sebrae.

Para o gestor do projeto, Felipe Vieira, o uso de novas técnicas e espécies de raízes contribuem para melhorar a produção no Estado. "Antes da implantação do projeto, a média de peso das mandiocas era de cinco a oito quilos", disse, garantindo que a qualidade das mandiocas também é maior.

Mais de 300 produtores em 13 municípios integram o projeto, que busca aumentar a comercialização e produtividade em um mesmo espaço de terra. "Foram realizadas capacitações e repassadas orientações, de forma a mostrar aos produtores uma diversidade de técnicas que pudessem contribuir para um novo cenário de cultivo", explicou Vieira.

No mercado, a mandioca é usada para a produção de farinha e goma. Além disso, a casca é aproveitada como ração para animais, que também é comercializada. Nas regiões do projeto do Sebrae, a produtividade média chega a dez toneladas por hectare. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais