Cidadeverde.com

Candidatos defendem reforma tributária e agilização da justiça

Imprimir

Os candidatos a deputado federal Átila Lira (PSB), Júlio César (DEM), João Mororó (PDT) e Cleoplínio Dias (PV) participaram de debate no Fala Candidato do Jornal do Piauí de hoje (19). Os candidatos defenderam a reforma tributária e reformulações que permitam mais agilidade à justiça.





Para os candidatos Júlio César e Àtila acreditam que as leis já existentes são suficientes. O problema são as inúmeras possibilidades de embargos, que protelam os julgamentos e as condenações.


Cleoplínio avalia que as leis são "fracas". Segundo ele, são leis boas, mas não são executadas e não valem para todos.





Já o candidato Mororó aprofunda o pensamento de Cleoplínio. Para ele, a lei é "caolha", só abre o olho quando o alvo é uma pessoa rica.


Na parte do debate que permite pergunta de um candidato para outro, Cleoplínio alfinetou Átila, questionando que, apesar de estar no 5º mandato de deputado federal, não havia feito nada pela educação pública do Piauí, a não ser pela instituição de sua propriedade. "Sempre que começa campanha promete melhoras. Se não fez antes, vai fazer agora", questiona Cleoplínio.



Átila respondeu dizendo que tem relevantes ações pela educação do Estado, com verbas destinadas a implantação de escolas, a Uespi. "Criei uma lei que criou o ensino de língua espanhola nas escolas. Faço meu trabalho e acredito que seja bom", explicou dizendo ainda que tem projeto para a criação de clínicas para tratamento de dependentes químicos.


A questão do pre-sal foi enfocada por Átila ao perguntar para Júlio César. O deputado do PSB elogiou o empenho do democrata no projeto de distribuição igualitária dos royaltes do pré-sal e disse que estão juntos na luta para trazer esse dinheiro para o Estado e municípios do Piauí.





Já sobre a reforma tributária, Mororó condenou a atuação dos deputados piauienses que, segundo ele, nada fizeram para que a reforma fosse votada e aprovada.


"Os senhores passam quatro anos no Congresso. A reforma tributária não interessa ao governo. Somos o povo que mais paga imposto no mundo e não volta como benefício", criticou Mororó.





Júlio César respondeu que os deputados que estão lá foram colocados pelo povo e afirmou que está com sentimento de dever cumprido. "Quero dizer que os que estão lá foram votados pela maioria da população. Me sinto muito confortável. Na revisão dos fundos constitucionais, R$ 644 milhões são para municípios do Piauí", afirmou.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais