Cidadeverde.com

Candidatos a deputados estaduais divergem sobre compra de votos

Imprimir

Em mais uma rodada de entrevistas com deputados estaduais no Jornal do Piauí participaram os candidatos: Roberval Barros (PTC), Tadeu Maia Filho (PSB), Jonas Vieira (PSC) e João de Deus (PT).



A polêmica da compra de votos foi tema de várias declarações de candidatos esta semana e por isso foi o primeiro tema abordado nas entrevistas. Para Roberval Barros a compra de votos não existe. “Eu ando o Dirceu de porta em porta, tenho contato direto com as famílias e nunca vi uma denúncia. Eu acho que não existe ou pelo menos não estou vendo”, declarou.

Já o candidato do PSB, Tadeu Maia Filho, disse que se existir compra é porque tem quem venda. “Tem quem venda e tem quem compre. Particularmente, eu que estou andando do extremo sul até o norte do Piauí e até o presente momento não me abordaram falando de compra de voto. Mas se existe compra é porque tem quem venda”.

 Jonas Vieira, PSC, lamenta que os candidatos se aproveitem das condições precárias da população para oferecer dinheiro em troca de votos. “É triste que em nosso Estado, se aproveitam da situação precária do nosso povo para oferecer dinheiro. Mas, graças a Deus, está se esgotando”, afirmou.

Para o candidato à reeleição João de Deus (PT), disse que as “saladas partidárias” evidenciam que há compra de votos. “Um candidato de um partido que tem uma coligação e apoia outros candidatos de diversas outras coligações adversárias, é evidente que esses venderam seus votos, porque qual o motivo de deixar de apoiar os candidatos da sua coligação? Os intermediários, cabos eleitorais que vendem o eleitor, que muitas vezes nem sabe”, disse João de Deus.

Perguntas entre candidatos

O candidato Roberval Barros questionou Tadeu Maia Filho sobre agricultura no Sul do Estado. “A minha região é banhada por grandes rios que estão perenes e precisam ser aproveitados para a irrigação na hortifruticultura no semi-árido. Nos cerrados é muito rico e tem condição de ser tornar o maior celeiro de alimentos do pai”, afirmou. Roberval disse é preciso colocar técnicos do Emater para valorizar os agricultores do nosso Estado, que há carência em alguns lugares.



















Roberval Barros


Tadeu Maia Filho


Tadeu Maia Filho pergunta a João de Deus sobre educação. Para o candidato à reeleição a ideia é equipar o custo dos alunos de todo o país. “Em Brasília um aluno custa R$ 4.500 e no Piauí R$ 1.200, a ideia é equiparar no Brasil por Brasília, assim poderemos melhorar salários dos professores, estruturas das escolas”, destacou. Tadeu disse que uma de suas propostas é aumentar o número de escolas profissionalizantes.

O candidato do PT também foi questionado por Jonas Vieira sobre segurança. João de Deus destacou o programa Ronda Cidadão como um projeto que deu certo, por reduzir a criminalidade no grande Dirceu. “É um projeto do poder executivo que aprovamos e apoiamos e sempre fizemos isso com todas as boas iniciativas sobre o tema. Precisamos de investir nestes projetos. Já que 75% da violência do Estado se concentra nos grandes centros, principalmente em Teresina”. Jonas Vieira, disse que a população está desamparada. “Já fui assaltado duas vezes e só vejo a lamentações das pessoas que também já foram assaltados duas, três vezes. A polícia tem que saber realmente quem é bandido e que é cidadão”.



















Jonas Vieira



















João de Deus



Em relação à agricultura familiar, João de Deus questionou Roberval Barros, que defendeu mais projetos de irrigação para os agricultores e não “só esperar que a água venha do céu”. João de Deus apresentou um projeto que está sendo desenvolvido em José de Freitas. “Dois hectares estão recebendo irrigação por gotejamento, que consome pouca água e pouca energia. Estou defendo que essa prática seja incentivada pelo governo do Estado, através do kit irrigação por gotejamento já que consome pouca água e energia”, enfatizou.

Considerações finais

Roberval Barros disse que é de Barras e pediu apoio da população da região e do grande Dirceu, afirmando ter um projeto de três escolas técnicas para o bairro.

Tadeu Maia Filho se dirigiu aos eleitores da região de Picos e defendeu o projeto do atual governo do Estado. “Vamos dar continuidade para o Piauí seguir mudando. Picos precisa de um deputado que se preocupe com essa região”.

Jonas Vieira pediu aos evangélicos o apoio para avançar com seus projetos pelo Piauí. “Quero o seu apoio sobre segmento e melhorias nas cidades  principalmente em relação à saúde”.

Já João de Deus declarou que há uma ação real e concreta e passos importantes foram dados. “Por isso, é preciso que o time que tem contribuído para esses passos importantes continuem os avanços constatado para o próprio povo”, finalizou.




Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais