Cidadeverde.com

IBGE diz que Teresina é capital onde alunos estão com peso mais adequado

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta semana dados de pesquisa que apontam a realidade sobre a alimentação dos alunos da rede pública de ensino. Teresina registrou o maior índice de estudantes inseridos no padrão ideal de pesagem.


Cerca de 84% dos estudantes que participaram do estudo apresentaram peso adequado. Desde 2007, a Secretaria da Educação do Piauí, promoveu uma mudança radical. As escolas foram orientadas a acabar com as cantinas e neste ano saiu a proibição desse tipo de estabelecimento no espaço escolar.


No Estado, cada nutricionista da Secretaria é responsável pelo cardápio de um grupo de escolas. A alimentação a ser servida aos estudantes é elaborada de acordo com as necessidades da clientela.


“Não há cardápio padrão”, disse a nutricionista da Secretaria Simone Bastos Martins. A escola é livre para comprar os alimentos. “Desde que houve essa mudança, o lanche ficou mais a cara do aluno”, disse Simone.


Segundo Simone, para proibir as cantinas foi feito um trabalho de conscientização. “Tinha uma estigmatização de que a alimentação escolar era para pobre. O adolescente achava que o bom era comprar lanche”, disse.


O próximo passo, agora, é criar um banco de dados do perfil nutricional dos estudantes. Em Porto Alegre, capital com o maior índice de estudantes de escola pública com excesso de peso, de acordo com a pesquisa do IBGE, 28,4%, sendo 9,5% obesos, as cantinas estão liberadas nas escolas estaduais.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais