Cidadeverde.com
Entretenimento

A Dança Contemporânea do Grupo Gestus chega ao Piauí

Imprimir

Oficinas de dança contemporânea e balé clássico, seminário de pesquisa, residência artística e bate-papo formam a agenda do grupo, que iniciou o mês em Belém (PA), e segue para Teresina e Parnaíba (PI).

Fotos: Aldren_Lincoln


O grupo, que retornou do Equador o mês passado depois de uma bem sucedida participação como convidado especial do XI Festival de Artes Independência de Guayaquil, está ansioso a voltar às apresentações pelo norte e nordeste brasileiro.


Teresina –  No dia 09 de novembro, pela manhã, às 9 horas, realizam Oficina de Dança Contemporânea na Sala de Dança da UFPI (Universidade Federal do Piauí, no Campus Petrônio Portella). À tarde, às 16h30, é a vez da Oficina de Balé Clássico, na Escola de Balé de Teresina, com continuidade no dia 10, às 9 horas.


Teresina recebe “About Angels”no dia 10, às 18 horas, no recém inaugurado Cine Teatro UFPI, com “Sobre Todos Nós” e “Viral”. A entrada é franca.

A produção do GESTUS em Teresina é da Cia. Luzia Amélia com apoio da UFPI


Parnaíba – No Piauí ainda, o Gestus aterrisa na Parnaíba. No dia 13 o grupo participa de “Rodas de Conversa – Na Porta de Casa”, numa programação organizada pelo Sebrae, no próprio Sebrae (localizado no centro de Parnaíba), às 8 horas.


Nos dias 13 e 14 acontecem: Oficina de Dança Contemporânea (às 14 horas,) e apresentação do projeto “About Angels” – ambos no Sesc Avenida, também no centro da cidade.

 

“About Angels” - O mais novo projeto do Gestus, “About Angels” - que dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo grupo desde 2006, sobre ativismo artístico – norteia as apresentações, com os trabalhos: “Sobre Todos Nós”, “Microdanças que se desfazem...” e “Viral” – este último concebido pelo coreógrafo Mario Nascimento (MG). O projeto é produzido com o patrocínio da Lupo, via Lei Rouanet, de incentivo fiscal do Governo Federal.


Com propostas de solos e coletivos que dialogam entre si, o Gestus apresenta intérpretes-criadores convivendo num ambiente de criação permanente. Pertencimento, memória, alteridade integrada, denúncia, consumismo são algumas das questões abordadas em “About Angels”.


Os espetáculos - Em “Sobre Todos Nós” os bailarinos revivem o tempo-espaço, do universo simbólico da criança, de maneira transformada e fazem associações daquilo que as crianças de hoje têm em comum: sonhos, desejos, carências. Assim, revivem momentos de transição e agregam novas experiências. Agora, os corpos já adultos experimentam de novo, em outro tempo-espaço, algumas das suas vivências da infância.


O processo de criação do espetáculo teve inspiração em 16 crianças “que falam sobre todos nós”. O elenco apresenta: Luzinete Silva, Gilsamara Moura, Pablo Lozano e Rafael Otoni, além dos bailarinos convidados Cesar Nunes e Nirlyn Seijas.


Já em “Microdanças que se Desfazem”, a bailarina e diretora Gilsamara Moura, apresenta um solo inspirado na obra “O olho e o cérebro - Biofilosofia da percepção visual”, de Philippe Meyer. Dessa forma, “Microdanças...” trabalha com alguns sentidos e canais da percepção, revelando experiências táteis, visuais, cinestésicas e acústicas.


O trabalho apresenta corpo e pensamento enredados, num tempo determinado e bem curto, onde cada dança se constrói e se desfaz. Assim, o tempo se desfaz na dança e a dança se desfaz no tempo...


Por fim, “Viral”, do coreógrafo Mario Nascimento, aborda processos mnemônicos – aqueles que auxiliam na memorização e que são tratados como processos contaminatórios de movimentos de outro bailarino. O que a memória seleciona é um dos fios condutores de Viral.


Como nos contaminamos com as ideias dos outros? Como passamos isso adiante? Como mudamos os percursos? Quando a contaminação cessa? Questões como estas atravessam a cena e se evidenciam na construção coreográfica dos bailarinos Cesar Nunes, Luzinete Silva, Nirlyn Seijas, Rafael Otoni e Pablo Lozano.

 

Grupo Gestus - O Grupo Gestus foi criado em 1990, na cidade de Araraquara e, atualmente, é formado por quinze pessoas que desempenham papéis nas áreas de criação, produção, comunicação e direção, constituindo um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança.


Na sua trajetória, foi agraciado pelos prêmios Em-Cena Brasil/2002, Caravana Funarte/2004 e Klauss Vianna de Dança/2007.


Apresentou-se em inúmeros eventos e salas no Brasil, participou de diversos festivais internacionais de Dança em países como Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Estados Unidos, Alemanha.


Integrou o projeto de residência artística internacional IPL/2008 e participou do projeto de cooperação internacional “Fronteras”, ambos em Lima-Peru.

Co-produziu edições do Festival de Dança de Araraquara/2001-2008 e do Fronteiras Brasil/2009.


Seus integrantes atuam em projetos sociais e acadêmicos ligados à dança, entre eles, Gestus Cidadãos e Universidade Federal da Bahia.
 

Em 2010, após firmar patrocínio com a Lupo, o Gestus tem conquistado palcos brasileiros e se destacado no exterior, onde ainda deverá dançar, além do Equador, também na Venezuela e na Bolívia. Assim, em 2010, o projeto About Angels soma mais de 15 apresentações, percorrendo estados da Bahia, Pará, Piauí, São Paulo e pelo menos três países.

Imprimir