Cidadeverde.com

MEC elimina candidatos que usaram Twitter durante as provas do Enem

Imprimir

Três estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último fim de semana, foram eliminados ainda durante a prova. Eles utilizaram o telefone celular para acessar o microblog Twitter. Uma equipe do Inep, instituto responsável pelo Enem, monitorava o Twitter, quando percebeu que os alunos postavam mensagens.



A Polícia Federal diz que ainda não há indícios de vazamento da prova. O presidente Lula diz que, se necessário, governo fará nova prova do Enem.

O problema ocorreu com um estudante no sábado, em Tocantins, e com outros alunos dois no domingo (Pernambuco e Minas Gerais). Nos três casos, segundo o Ministério da Educação, a prova foi tomada dos alunos por fiscais.

O Enem está suspenso desde a última segunda-feira (8), por conta de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. O MEC deverá recorrer até a sexta-feira.


PROBLEMAS

A Defensoria Pública da União recebeu entre ontem e anteontem perto de 3.600 e-mails de estudantes de todo o país que se disseram prejudicados pelas falhas no Enem. As entidades estudantis UNE e Ubes contabilizaram 600 e-mails e 50 telefonemas com reclamações parecidas.

Um mesmo aluno pode ter se queixado tanto à Defensoria Pública quanto à UNE/Ubes. O número é mais alto que os 2.000 estudantes que o Ministério da Educação aponta como prejudicados.

A Defensoria Pública e a UNE/Ubes analisarão as reclamações dos estudantes e, depois disso, decidirão que medidas serão tomadas.

A Defensoria poderá levar à Justiça ação pedindo o cancelamento do Enem e a realização de nova prova. Na segunda-feira (8), uma liminar (decisão provisória) da Justiça Federal no Ceará ordenou a suspensão do exame.

O MEC diz que foram entregues 21 mil cadernos com erros de impressão, mas só 2.000 não foram trocados. Só esses estudantes, afirma, precisam refazer o exame.

Nas queixas enviadas à UNE/Ubes, os alunos apontaram outros problemas, como folhas de respostas com o gabarito de ciências da natureza incorretamente grafado como ciências humanas.

Também se queixaram do clima de insegurança durante a prova pelo fato de os fiscais não terem dado esclarecimentos precisos sobre os cadernos amarelos e o gabarito trocado.


Fonte: FOLHA

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais