Cidadeverde.com

Vereadores da capital vão inspecionar hospitais do interior após visita ao HGV

Imprimir
Fotos: Flalrreta Alves

A comissão que visitou o Hospital de Urgência de Teresina –HUT – na quarta feira (17), esteve no Hospital Getulio Vargas na tarde desta sexta feira (19) com o objetivo de verificar as condições do hospital que receberá os pacientes transferidos do HUT. Hoje  (19) foi iniciado um mutirão de cirurgias para diminuir a fila de espera no pronto socorro da capital. 
 
Na vistoria, estiveram presentes os vereadores Teresa Britto (PV), R. Silva (PP), Luiz Lobão (PMDB), presidente da comissão municipal de saúde, e o vereador e eleito deputado estadual, Firmino Filho (PSDB). A comitiva foi recebida pelo diretor técnico do HGV, Abimael Soares e a coordenadora de enfermagem, Luciane Formiga.
 
O hospital não tem nenhum paciente no corredor; entretanto, todos os leitos do setor de ortopedia estão ocupados. “Abrir o HUT e fechar o HGV foi um erro”, afirma a vereadora Teresa Britto.
 

Atualmente, o Hospital Getulio Vargas recebe apenas pacientes considerados eletivos, ou seja, aqueles com consultas encaminhadas e já marcadas. “No setor de ortopedia do hospital são realizadas somente cirurgia de media e alta complexidade, por isso recebemos pacientes já com encaminhamento e, se não tivermos leito, agendamos para outra oportunidade”, explica o diretor técnico do hospital e médico neurologista, Abimael Soares.
 
As clínicas de neurologia e cardiologia, deixam pelo menos 20% da sua capacidade de lotação reservada para os pacientes de UTI. Com essa política de não preencher a totalidade das clinicas, recomendada pelo Sistema Único de Saúde, pacientes são recebidos apenas com encaminhamento e pré agendamento.
 
Abimael Soares considera a visita positiva. “Encontramos uma saída de imediato. Iremos aumentar o número de cirurgias tendo como meta pelo menos 30 por semana”, anuncia o diretor.
 

Teresa Britto considerou a reunião proveitosa, mas disse que muito ainda precisa ser discutido. “Obtemos informações que precisam ser discutidas com um maior número de representantes das classes. Na próxima reunião, convidaremos representantes do setor médico para fazermos as avaliações”, declara.
 
A comissão formada pelos quatro vereadores ainda visitará outros hospitais do Estado. No sábado (20), o Hospital da Policia Militar será o inspecionado. Na próxima semana, a comissão irá vistoriar os hospitais da região de Picos, Floriano e Piracuruca.

Flalrreta Alves (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais