Cidadeverde.com

Prefeitura inicia ações para implantar sistema de integração dos ônibus

Imprimir
Os primeiros passos para a integração de linhas de ônibus em Teresina foi dado neste mês. Após a avaliação das paradas de ônibus existentes pela Strans. O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, visitou neste domingo (21) a cidade de Fortaleza (CE) para conhecer o funcionamento do sistema de integração dos ônibus coletivos na capital do estado vizinho. 
 
Fotos: Semcom PMT
Prefeito e comitiva caminham pelo terminal de integração
 
A intenção é captar informações sobre a sistemática de funcionamento do transporte urbano e aplicar as ações positivas no sistema que será implantado em Teresina.
 
Nesta segunda(22), o prefeito terá uma reunião com empresários do setor de transporte de Fortaleza para discutirem sobre a forma como o sistema de integração foi implantado. Hoje ele visitou os terminais de integração. 
 
A diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Calina Barros e o superintendente técnico dos Sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SindiÔnibus), Pessoa Neto, coordenaram a visita a terminais de integração de ônibus e explicaram o funcionamento do sistema na cidade, que possui sete terminais de integração distribuídos por várias regiões da cidade.
 
 
“O sistema de integração de Fortaleza foi implantado em 1992 e tivemos boas experiências com a atividade. Atualmente, são 22 empresas e cerca de 750 veículos na frota, o que atende a demanda de mais de 1 milhão de passageiros por dia”, informa Celina Barros ao comentar que toda a frota trabalha com bilhete eletrônico e possui monitoramento de horários e percursos via GPS.
 
Pessoa Neto, ressaltou que a implantação do sistema de integração no transporte coletivo ajudou a desafogar o tráfego pesado nas ruas do centro, além de reduzir o tempo de espera dos usuários nos pontos de paradas dos coletivos. “Fizemos um trabalho coordenado para a implantação deste sistema. Foi necessário muito estudo e combate ao transporte clandestino, além do apoio da Prefeitura no desenvolvimento do sistema”, declarou Pessoa.
 
 
Elmano Férrer, enfatizou que a visita teve como objetivo conhecer os pontos positivos e as experiências de êxito aplicadas no sistema de Fortaleza. “Estamos aqui na cidade justamente para conhecer de perto as ações que tiveram bons resultados e levar para Teresina ações que necessitamos implantar na capital piauiense. Em Fortaleza tudo já está implantado e testado, o que nos ajuda a identificar o que há de bom e que pode melhorar”, finalizou.
 
O prefeito de Teresina também irá a São Luís-Ma para conhecer como o sistema funciona na capital maranhense. 
 
Em Fortaleza,  Elmano Férrer estava acompanhado pelo secretário de governo, João Henrique, o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Freitas, o secretário de Planejamento, João Alberto e a secretária de Finanças, Vanessa Neiva, além de membros do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut).
 
O sistema de integração está previsto para ser implantado no próximo ano. Serão instalados oito terminais de integração: no balão da avenida dos Expedicionários, Buenos Aires, Matadouro, Santa Isabel, Piçarreira, Dirceu, Bela Vista e Parque Piauí. O primeiro terminal já em construção é o da zona norte, no bairro Buenos Aires. 
 
 
Matéria relacionada:
 
 
 
Caroline Oliveira
com informações da Prefeitura de Teresina
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais