Cidadeverde.com

Falta de estrutura faz conselho vetar cursos de Direito e Biologia da Uespi

Imprimir
O Conselho Estadual de Educação rejeitou o reconhecimento dos cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Licenciatura Plena em Ciência Biológicas, de São Raimundo Nonato, e Direito, de Picos. O órgão, que é instância máxima da Educação, determina que sejam solucionadas pendências que vão da adequação curricular às instalações físicas. Em função disso, solicitou que seja suspenso o vestibular para as respectivas graduações, já incluídas no processo seletivo de 2011. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial semana passada.

O curso de Ciências Biológicas teve abertas 35 vagas para o próximo vestibular, e foi procurado por 196 estudantes. Já o de Picos ofertou 40 vagas para os 416 que se inscreveram. 

De acordo com o presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi - Nucepe -, Francisco Canindé, a medida só pode impedir a abertura de vagas em outro vestibular. "O que está lançado no edital ninguém vai alterar. A instituição recebe do conselho quais são as falhas, de falta de professor ou estrutura, e ainda pode corrigir nesse período (para garantir as vagas no Vestibular 2012)", declarou ao Cidadeverde.com.

Neste ano, a instituição já teve de fazer mudanças no processo seletivo por conta de 21 cursos denegados. Todos continuam funcionando, mas não podem receber novos discentes enquanto as pendências não forem solucionadas.

Problemas
O parecer do curso de São Raimundo Nonato é de 2009. A comissão alegou ausência de laboratórios e falta de espaços físicos adequados. As aulas, por exemplo, ocorrem ao lado de um ginásio esportivo, em salas sem forro e climatização. Para reconhecer a graduação, o conselho pede contratação de professores efetivos, rampas de acesso e banheiro para cadeirantes, compra de veículo para atividades de campo, aparelhos multimídia e acervo bibliográfico, construção de laboratórios e outros ítens.

Já o curso de Direito de Picos possui reconhecimento de dezembro de 1999, mas teve sua renovação negada. O relatório reclama demora para entrega da avaliação institucional e cobra a comprovação efetiva das condições curricular, de pessoal docente e técnicoadministrativo, e de infraestrutura. Para reconhecimento do curso, pede ainda que a Uespi elabore um plano de melhorias do campus.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais