Cidadeverde.com

Comissão de desinfecção da FMS isola superbactéria no HUT

Imprimir

Uma comissão se instalou no Hospital de Urgências de Teresina para trabalhar no isolamento e desinfecção da superbactéria que matou o lavrador João Rodrigues da Silva na última segunda-feira (20). Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, o caso é preocupante e a bactéria precisa ser isolada para que não haja mais contaminações em pacientes.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com



Em média, seis pessoas são vítimas de infecção hospitalar todos os meses no HUT. Pedro Leopoldino explica que essa superbactéria sofreu mutações e é resistente a 10 tipos de antibióticos. Como o lavrador demorou a procurar o serviço de saúde e devido ao seu grave ferimento na cabeça, a vulnerabilidade para a infecção foi maior.

Ainda segundo o presidente, a vinda da superbactéria KPC ao Piauí não está descartada, principalmente por conta da grande rotatividade de pacientes vindos de outros estados.


"A KPC tem uma capacidade de mutação incríveis e hoje é um problema sério. Ela pode chegar até aqui através de uma pessoa que venha contaminada e se interne em algum hospital. A locomoção de pacientes para o Piauí é grande. É questão de saúde pública. As pessoas podem se proteger fazendo aceio corporal bem feito após sair de hospital. Alertamos a população nesse sentido, principalmente quem frequenta UTI", explicou em entrevista ao vivo no Jornal do Piauí.



Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais