Cidadeverde.com

Casos de dengue sobem 100%; Piauí investiga primeira morte de 2011

Imprimir
O número de casos de dengue no Piauí cresceu mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Um óbito suspeito por dengue hemorrágica é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde, que enviou material para ser examinado no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. As autoridades alertam a população a tomarem as devidas precauções contra a doença, e gestores a notificarem os casos para o devido monitoramento.

Pneus velhos que acumulam água da chuva contribuem para transmitir a doença

A coordenadora de epidemiologia, Amélia Costa, reclama que ainda existem subnotificações no interior do Estado. Ela cita como exemplo os municípios de Piripiri e Capitão de Campos, onde há demanda para pacientes com dengue, mas os dados enviados não condizem com a procura da população. 

O aumento de registros de 2009 para 2010 foi de 48,9%, e sete pessoas morreram. Só em janeiro de 2011, foram registrados 496 casos contra 236 do mesmo período do ano passado. Até o dia 2 de fevereiro, o número chegou a 579. Piripiri lidera o ranking com 183 notificações, seguida de 159 em Matias Olímpio e 120 em Teresina. Em Capitão de Campos, foram registrados 80 casos. 

Neste sábado (5), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Teresina para uma série de ações. Entre elas, reforçar o alerta contra a dengue. O Piauí é um dos estados com risco alto de epidemia da doença, segundo o Governo Federal. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais