Cidadeverde.com

MA:Lavrador que abusava da filha e mais 3 são decapitados em DP

Imprimir

Dos seis detentos mortos durante a rebelião na Delegacia Regional de Pinheiro, a 86 quilômetros de São Luís, no Maranhão, quatro foram decapitados e tiveram suas cabeças penduradas nas grades de uma cela. Entre eles, foi decapitado também José Agostinho Bispo Pereira, 55 anos, lavrador condenado a 63 anos de prisão por abusar da filha com quem teve sete filhos-netos e mantê-los em cárcere privado em um povoado afastado da sede do município.


Agostinho Bispo foi condenado no mês de dezembro e aguardava vaga na Penitenciária de Pedrinhas, na capital São Luís, para onde já deveria ter sido transferido. Todos os mortos na rebelião eram acusados de pedofilia ou estupro e foram decapitados pelos amotinados com os chuços feitos com pedaços de ferro retirados da laje da cadeia. A rebelião começou nesta segunda e terminou na tarde desta terça.


Segundo a polícia, os presos se rebelaram devido a superlotação. Nas cinco celas da delegacia, com capacidade para, aproximadamente, 35 presos, amontoavam-se 97.


- Este fato já havia sido comunicado à Secretaria de Segurança Pública e aguardávamos a solução – disse a delegada regional Laura Amélia Barbosa.


Essa é a segunda rebelião que acontece na delegacia de Pinheiro por causa da superlotação. Em junho do ano passado os presos de revoltaram com a situação e promoveram um motim, que foi rapidamente debelado e sem mortes.


Em novembro uma outra rebelião aconteceu na Penitenciária de Pedrinhas em São Luís, que deixou um saldo de 18 mortes, com seis decapitações.


O secretário de segurança, Aloísio Mendes, confirmou em entrevista coletiva o problema de superlotação nos presídios no Maranhão, e disse que cinco novas penitenciárias serão construídas no estado em um prazo de 120 dias.


- Os projetos já estão aprovados no Ministério da Justiça e só estamos aguardando a abertura do Orçamento – garantiu o secretário.


Aloísio Mendes acredita que com as cinco novas unidades irá resolver em 86% os problemas de superlotação dos presídios no Maranhão. Os dois maiores são a Casa de Detenção de Pedrinhas, que tem capacidade para 410 presos e está com 676, e o Centro de Detenção Provisória, que está com 628 presos para uma capacidade de 402.


Após a coletiva, o secretário de comunicação do governo, anunciou que a governadora Roseana Sarney recebeu um telefonema da presidente Dilma Roussef confirmando a vinda ao estado nesta quarta-feira do ministro da Justiça, José Eduardo Dutra.


Os corpos das vítimas da rebelião foram levados para o Instituto Médico Legal do Município, e 55 presos serão transferidos para suas comarcas de origem, conforme acordo que pôs fim à revolta.



Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais