Cidadeverde.com

Piauí tem 70% a mais de casos de dengue do que ano passado

Imprimir

Em apenas dois meses de 2011, o Piauí já registra 68,9% de aumento no número de casos de dengue em relação ao ano passado. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte do ano. A vítima é um agricultou da cidade de Parnaíba, onde a prefeitura resolveu adotar medidas para erradicar focos do mosquito transmissor no entorno da casa da vítima.





Em nota, a prefeitura informou que será pulverizado inseticida em nove quarteirões nas proximidades da residência. Além disso, vai intensificar a limpeza nas ruas. As autoridades pedem que a comunidade colabore com a manutenção de ações de higiene e com a permissão da entrada dos agentes de endemias nas casas.


Segundo levantamento da Sesapi, até agora foram 1.797 casos em todo o Estado, sendo 542 casos em Teresina, 521 em Piripiri e 169 em Matias Olímpio.





A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, alerta para que as pessoas, aos primeiros sintomas da doença, procurem uma unidade de saúde, principalmente se esses sintomas forem do tipo hemorrágico da dengue: febre intensa, dor no corpo, nas articulações e dor abdominal intensa.


"Há uma preocupação da secretaria com esse crescimento. Até hoje foram 68,9% de crescimento. Ano passado tivemos 1.069 casos. Através da notificação poderemos apoiar os municípios. Precisamos alertar as autoridades para a necessidade de conhecer esses casos para podermos dar apoio no combate, assim como damos na prevenção", declara Amélia.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais