Cidadeverde.com

Ibama fiscalizará desmatamento por carvoarias no interior do Piauí

Imprimir

O superintendente regional do Ibama Romildo Mafra em entrevista ao jornal Notícia da Manhã confirmou que o órgão foi notificado a fazer uma fiscalização rigorosa nas carvoarias do sul do Piauí. Ele explicou que esta foi uma solicitação do Ministério Público que acionou o Ibama porque este não participou da liberação de licenças ambientais para desmatamentos na região.




Segundo Mafra a maioria das autorizações de desmatamento é concedida para plantio, mas os produtores acabam desmatando apenas para produzir carvão. “Precisamos fazer uma distinção entre o pedido para desmatar e fazer plantio de soja daquele que pede autorização mas só faz carvão”, descreve. Ele afirma ainda que a maioria das pessoas que pedem a licença não planta apenas derruba a mata que tem como destino as carvoarias.


O superintendente explica ainda que há possibilidade de se fazer plantio sem desmatar novas áreas. “O novo código florestal prevê uma moratória de cinco anos sem desmatamento em áreas de caatinga ou cerrado”, explica.


Na última terça, o procurador da República Tranvanvan Feitosa denunciou uma série de irregularidades no desmatamento do cerrado piauiense e solicitou que o Ibama fizesse uma fiscalização nas carvoarias.


Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais