Cidadeverde.com

Teresina firma parceria com cidade italiana pelo social e o cultural

As prefeituras de Teresina e de Ponte Nossa, cidade italiana, firmaram acordo de cooperação e protocolo entre os dois municípios que tem como objetivo promover e desenvolver de forma corresponsável o intercâmbio de ordem cultural e social, bem como potencializar e qualificar intervenções comuns nas políticas de integração, tutela social e desenvolvimento comum entre as duas comunidades. Ponte Nossa é a cidade natal do Padre Pedro Balzi, conhecido em Teresina por seu trabalho social desenvolvido na Vila da Paz, zona Sul de Teresina.



De acordo com o prefeito Elmano Férrer, este acordo apenas formalizará a amizade que há entre Teresina e Ponte Nossa, uma parceria que já dura mais de 20 anos e foi iniciada pelo Padre Pedro, quando criou a Fundação da Paz. Representando o prefeito de Ponte Nossa, estava Oreste Fratus, presidente da Associação dos Amigos do Padre Pedro. Ele descreveu Teresina como uma cidade bonita e acolhedora, que nos últimos 20 anos o tem recebido sempre de forma carinhosa. “É uma honra ter a amizade de Teresina. Temos certeza que os laços que unem as nossas cidades a partir de hoje estão mais fortes”, disse.

Vila da Paz
A vila da Paz, comunidade escolhida pelo Padre Pedro pra ser seu lar, receberá por parte da Prefeitura de Teresina um investimento de mais de R$ 40 milhões que vai melhorar a infra-estrutura local. De acordo com o prefeito Elmano Férrer, todo projeto já está aprovado e os recursos liberados.

Oreste Fratus tem certeza que as famílias terão uma vida melhor no local. "Venho ao Brasil desde a década de 80 e acompanhei o drama de muitas famílias que moravam nos grotões da Vila e sofriam com desmoronamento e alagamento. Agora, tenho certeza que esse problema irá acabar, pois o projeto da Prefeitura contempla as áreas mais necessitadas", ressaltou Oreste.

O projeto de Urbanização da Vila da Paz foi aprovado pelo Governo Federal no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já conta com recursos para sua realização. A primeira etapa do projeto deverá ficar concluída 15 meses após o início das obras.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais