Cidadeverde.com

Papa João Paulo II é proclamado beato por Bento XVI em Roma

Imprimir

Às 10h38 da manhã (5h38 de Brasília) o papa Bento XVI proclamou seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), beato em uma cerimônia vista por mais de um milhão de pessoas na praça de São Pedro, em Roma. A beatificação foi celebrada com aplausos dos presentes e seguida de cantos religiosos.

A cerimônia teve início às 10h (5h de Brasília) deste domingo, na praça de São Pedro. Uma hora de preparação precedeu a missa de beatificação, durante a qual rezou-se a parte Superior da cabeça da Divina Misericórdia, devoção introduzida pela santa Faustina Kowalska, uma religiosa da qual João Paulo 2º se considerava discípulo e que é conhecida como a santa Teresa de Jesus polonesa.

A parte Superior da cabeça é uma reza similar ao Rosário, com o qual se invoca a misericórdia de Deus e se pede o perdão pelos pecados em um ato de confiança à misericórdia de Cristo.

A hora de preparação terminou com uma invocação da Misericórdia de Deus sobre o mundo, com o canto "Iesu ufan tobie" (Jesus, confio em ti).


Em seguida, o papa Bento XVI chegou no papamóvel precedido de uma procissão de várias dezenas de cardeais, e foi ovacionado pela multidão.

Ele celebrou a cerimônia acompanhado pelos cardeais pesentes em Roma, incluindo Mieczslaw Mokrzycki, que foi secretário de João Paulo II.

A comunhão foi distribuída para 800 sacerdotes. Bento 16 utilizou o mesmo cálice usado por João Paulo 2º em seus últimos anos e vestiu uma estola e uma mitra que também pertenceram a seu antecessor.

João Paulo II foi beatificado na festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por santa Faustina.

A Cappela Musical Pontifícia, o Coro da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, de Roma, cantaram na cerimônia, com um total de 710 pessoas, entre coristas, organistas e orquestra.

Vigília
Já no sábado à noite, cerca de 200 mil pessoas assistiam no Circo Máximo, coração de Roma, à Vigília de orações e testemunhos dedicada à beatificação de João Paulo 2º, segundo fontes da polícia local.

A Vigília, que começou às 20h (16h de Brasília), foi acompanhada por muitos jovens, religiosos e peregrinos provenientes de diversos países, principalmente da Europa, exibindo bandeiras, em sua maioria polonesas, ou iluminando com tochas a esplanada, uma pista para corridas de bigas do Império Romano.

Uma série de vídeos com imagens importantes da vida do novo beato foi exibida no imenso telão instalado atrás do palco sobre o qual convidados emocionados narram seus testemunhos.

"Diante da beatificação de João Paulo II sinto o mesmo que senti depois de sua morte: o profundo sentimento de ter que agradecer a essa pessoa, a esse Papa, por ter dito durante toda a vida sim a Deus", declarou Joaquín Navarro Walls, porta-voz por 21 anos do pontífice polonês, uma das pessoas mais próximas, que o acompanhou na maioria de suas 104 viagens ao exterior.

Sentinelas
Em uma atitude inédita, o Vaticano criou nas redes sociais da internet as chamadas "sentinelas digitais", que divulgar a beatificação de João Paulo 2º, pontífice que usou todos os meios de comunicação ao seu alcance para divulgar sua mensagem.

Graças às "sentinelas digitais" foi possível ver ao vivo as celebrações da beatificação através do canal oficial no Twitter, no Facebook e na página da Rádio Vaticano.

O projeto das "sentinelas digitais" foi lançado no dia 5 de abril e teve uma ótima recepção, além de um grande impacto na mídia. Foram enviados mais de 40 mil cartões digitais com frases de João Paulo II destinadas aos jovens, graças ao serviço Pope2You.

Uma verdadeira ofensiva a favor da comunicação por meio dos novos meios foi desencadeada pelo Vaticano, que divulga há vários dias pelo YouTube vídeos sobre o pontífice polonês Karol Wojtyla.

Pela primeira vez, cerca de 150 blogueiros do mundo todo, escolhidos de forma aleatória, conversarão no dia 2 de maio, um dia depois da beatificação de João Paulo II, com autoridades do Vaticano com o objetivo de compartilhar experiências.

A lista de participantes, nem todos católicos, pode ser consultada na internet (www.pccs.va).


Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais