Cidadeverde.com

Piauí ultrapassa 5 mil notificações de dengue em 2011

Imprimir

O Piauí possui 5.139 notificações de dengue, de acordo com o boletim da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica divulgado na manhã de hoje (03). O aumento em relação ao mesmo período de 2010 é de 45,5%.



Uma tendência notada nos últimos boletins da Sesapi é que os casos de dengue, antes mais restritos à região Norte do Estado, agora aparecem na maioria dos municípios piauienses. “A notificação melhorou após os apelos da Sesapi para que os gestores da Saúde enviassem os dados à Sede”, relata Cristiane Moura Fé, coordenadora do Grupo Executivo de Controle da Dengue no Piauí.

A técnica relata que também aumentaram os registros de Dengue com Complicação (DCC). Foram notificados pacientes em todo Piauí, sendo 10 em Teresina, quatro em Piripiri, três em Parnaíba e dois em Piracuruca. Há também notificações em Altos, Alvorada do Gurguéia, Batalha, Bom Jesus, Guaribas e São Raimundo Nonato, totalizando 25 casos em todo o Estado.

Desde a última sexta-feira (29) não houve alteração no número de pacientes com febre Hemorrágica do Dengue, permanecendo com as duas notificações da capital, uma em Luis Correia e outra em Piracuruca. Até hoje, a Sesapi registrou somente um caso de Síndrome do Choque por Dengue (SCD), em um paciente de Piracuruca. O Estado só confirmou até agora um óbito pela doença.

Bom Jesus, que não estava na lista dos municípios prioritários para o combate à doença, aparece com 165 casos. É também a situação de Paulista e Corrente, com 140 e 106 casos, respectivamente. A capital continua figurando como a cidade mais atingida pela doença, com 1749 casos.

A diretora Telma Evangelista, da Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, chama atenção da população para essa época de final das chuvas, quando a situação tende a se agravar em todo o Estado. “É um período em que deve ocorrer a multiplicação dos vetores da dengue”, alerta.

Já Cristiane Moura Fé reforça que os gestores das cidades devem redobrar a atenção com a limpeza pública e a população também precisa contribuir, adotando medidas de higiene com o lixo doméstico, além dos cuidados com o acúmulo de água parada.

Números da dengue no Piauí

Avelino Lopes (67 casos)
Bom Jesus (165 casos)
Capitão de Campos (37 casos)
Cocal (55 casos)
Corrente (106 casos)
Esperantina (92 casos)
Floriano (69 casos)
Lagoa de São Francisco (37 casos)
Luís Correia (121 casos)
Matias Olímpio (173 casos)
Miguel Alves (36 casos)
Parnaíba (290 casos)
Paulistana (140 casos)
Pedro II (119 casos)
Picos (81 casos)
Piracuruca (133 casos)
Piripiri (762 casos)
São Raimundo Nonato (37 casos)
Teresina (1.749 casos)
Valença (33 casos)

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais