Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina quer "ecopontos" para acabar com lixões

Depois da comissão de Direitos Humanos da Câmara de Teresina apresentar relatório sobre os lixões da capital, e o Ministério Público propor a criação de pontos de transbordo para o recolhimento de lixo, a Prefeitura se manifestou afirmando trabalhar justamente pela eliminação desses pontos. A discussão foi levada ao público nesta terça-feira (10).

Matéria relacionada

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, a prefeitura fala na criação de "ecopontos" para minimizar os efeitos provocados pelos lixões. Informa também que oito pontos de transbordo de lixo foram eliminados desde 2009, em trabalho que visa eliminar os locais onde entulhos são acumulados, mesmo que para recolhimento posterior.

Veja a nota da Prefeitura de Teresina
 
A respeito do relatório apresentado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Teresina informa que cada Superintendência de Desenvolvimento Urbano, as SDUs, tem um levantamento das chamadas áreas de transbordo.

São 65 pontos identificados e distribuídos por toda a cidade, onde há o depósito de material e entulho por parte de carroceiros e particulares. A SDU de cada região faz a limpeza com pá mecânica, caçambas e caminhões de duas as três vezes por semana nestes locais como forma de disciplinar e impedir o aparecimento de lixões clandestinos. 
 
Ocorre que a população utiliza esses locais para o depósito de lixo doméstico, infringindo a legislação municipal. Somado a isso, alguns proprietários de imóveis desobedecem ao Código de Postura do Município e mantém terrenos baldios. Estes locais, muitas vezes, são utilizados pela população para o depósito indevido de entulho e lixo domiciliar. 
 
A Prefeitura, por meio das Gerências de Controle e Fiscalização de cada SDU notifica e multa os proprietários dos terrenos baldios para que estes murem e construam calçadas como forma de impedir o aparecimento de lixões. A PMT já obteve êxito na eliminação de vários pontos de transbordo por meio de notificação e multa de donos de terrenos abandonados.
 
Outra medida implementada pelo poder público municipal para a eliminação de lixões é a articulação junto aos carroceiros. As superintendências de desenvolvimento atuam em parceria com as associações de carroceiros como forma de disciplinar o trabalho deste profissionais e impedir o depósito do material coletado por eles em espaços públicos e terrenos baldios.

Esta ação contribui para minimizar os efeitos negativos da atividade. A idéia da PMT é criar ‘ecopontos’, locais onde os carroceiros poderão depositar o material coletado e a Prefeitura faz o transporte do entulho do ‘ecoponto’ até o aterro sanitário, tudo de forma disciplinada, assim como ocorre hoje em alguns pontos de transbordo.  
 
A limpeza dos pontos de transbordo é feita regularmente e de acordo com a demanda da região. Alguns são limpos três vezes por semana e outros de uma a duas vezes, semanalmente. 
 
De 2009 até hoje, a Prefeitura já eliminou oito pontos de transbordo apenas na região Sul da cidade.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais