Cidadeverde.com

Houston fecha 2010 com 15% do mercado e planeja crescer 30%

Imprimir

A Houston - empresa genuinamente piauiense e um fenômeno no Brasil – fechou 2010 com 15% da fatia do mercado e o recorde de bicicletas produzidas em sua fábrica em Teresina, no Piauí: 750 mil. Com estes expressivos números, a empresa alavancou o mercado de bikes (que hoje gira em torno de 6 milhões, segundo dados da Abraciclo) e manteve o título de maior fábrica de bicicletas das Américas. A empresa foi a que mais cresceu no mercado, impulsionada por ações de marketing diferenciadas, que renderam um faturamento de R$ 126 milhões durante o ano que passou.



“2010 foi um ano muito importante para a Houston. Foi o ano da consolidação e da apresentação da marca para todo o Brasil. Somamos esforços em comunicação, produção, comercial, logística e, principalmente, em marketing. Foram muitos investimentos em ações e parcerias realizadas ao longo do ano que transformaram a Houston em um grande sucesso”, comemora o presidente da companhia, João Claudino Junior.

A Houston não cresceu somente em produção e exposição, mas também em posicionamento no mercado. No início do ano, a empresa tinha 12% e saltou para 15% - número que impressionou o mercado. A empresa cresceu, ainda, 25% em faturamento e para isso, preparou um extenso calendário de ações e lançamentos para o consumidor brasileiro, que incluíram a apresentação de uma nova linha com mais de 40 modelos de bicicletas, o patrocínio e merchandising na novela Passione, da TV Globo, além de inúmeras ações regionais, parceria em eventos e com outras marcas, uma festa em comemoração aos 10 anos da empresa no Brasil, entre outras.

O reconhecimento do público foi, sem dúvida, um dos fatores mais positivos de 2010. A Houston passou de uma marca reconhecida apenas no Nordeste para atingir prestígio pelos quatro cantos do Brasil. Os mais de R$ 10 milhões aplicados em 2010 em marketing serão mantidos em 2011. Ainda este ano, a Houston vai concluir as obras de ampliação em sua fábrica em Teresina, aumentando sua capacidade de produção em 23%. O volume total por ano vai passar dos atuais 900 mil para 1,1 milhões de bicicletas. Em 2012, deve entrar em funcionamento também uma nova unidade em Manaus, no Amazonas. Será mais uma moderna indústria de bicicletas em outro ponto do país, facilitando a produção e a distribuição dos produtos Houston.


Registro do lançamento da nova linha Skinny Top, em 2010.


A empresa piauiense fechou, ainda, duas importantes parcerias durante 2010. A primeira foi uma linha de bicicletas licenciadas com a Globo Marcas que levaram a marca Passione e tiveram um forte envolvimento com a novela, inclusive participando do dia-a-dia da trama e utilizando a fábrica em Teresina como cenário das gravações. E, a outra foi com a Mattel, através de bicicletas infantis licenciadas com os personagens Max Steel e Polly. Essa última parceria deve ter continuidade em 2011.

“Os resultados foram surpreendentes. Os anos anteriores, por opção da empresa, foram para solidificar a operação, entrega e logística. Hoje, conquistamos um altíssimo grau de eficiência nessas questões, inclusive quando o assunto é atendimento ao consumidor e assistência técnica. Agora, é pensar no futuro”, diz Claudino Junior.

Para 2011, a empresa vai distribuir sua linha de aparelhos fitness e conquistar, cada vez mais, a consolidação no mercado de bicicletas com ações de manutenção, lançamentos e muitas novidades. O primeiro trimestre já registrou um excelente crescimento e planeja até o final do ano crescer 30% e ultrapassar as 900 mil bicicletas produzidas ao longo do ano. “O ano de 2010 ficou marcado pelo marketing agressivo e o lançamento de novos produtos, foi dessa forma que conseguimos um forte crescimento. Agora, temos que consolidar tudo aquilo que foi conquistado sem perdermos o vigor do crescimento alcançado em 2010”, finaliza o Gerente de Marketing, Paulo Rubens Fontenele.

Houston
Localizada na cidade de Teresina, a Houston é uma empresa genuinamente piauiense e um fenômeno no Brasil no que se refere à fabricação e venda de bicicletas, linha fitness e ventiladores.



Com mais de 900 funcionários a empresa pertence ao grupo Claudino, que traz um conglomerado de empreendimentos como: Armazém Paraíba (rede de varejo), Guadalajara (fábrica de roupas Ônix jeans), Socimol (fábrica de colchões, montagem de armários de cozinha e sofás), Construtora Sucesso, Houston do Nordeste (Eletro, monta fogões dako), Frigotil (frigorífico), Halley Gráfica, Sucesso Publicidade, Teresina Shopping e Colon (carrocerias). Sua sede comercial está localizada na cidade paulista de Jundiaí, onde é feita a comercialização dos produtos.

Considerada a mais moderna e verticalizada fábrica das Américas, por fazer seus componentes como: garfo, bagageiro, paralamas, aro de aço, chapinhas, gancheira, canote, roda plástica, aro de alumínio e raio do aro, a Houston tem capacidade para produzir 1,1 milhões de bikes por ano, a estimativa é que em 2011 ultrapassemos 900 mil unidades produzidas. Os negócios são divididos da seguinte forma; bicicletas correspondem por 68% do faturamento do empresa; eletros 30% e fitness 2%.

A Houston é liderada por João Claudino Fernandes Júnior, um empreendedor que acredita no ideal de tornar a bicicleta um meio de transporte consciente e sustentável. A visão do empresário é levar sua marca aos 4 cantos do país e disseminar a ideia de que andar de bike é sinônimo de saúde. Em 2011, a empresa completa 11 anos e está preparando inúmeras ações cada vez mais arrojadas.

Fonte: Revista Fator

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais