Cidadeverde.com

Implantação de ZPEs na região Nordeste é discutida em Fortaleza

Imprimir

O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, participou nesta sexta-feira (27) em Fortaleza (CE), de um encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) e o Banco do Nordeste (BNB), com dirigentes de todas as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) do Nordeste, secretários de estado e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Receita Federal e Ministério da Integração Nacional. O evento, que aconteceu na sede do BNB, teve por finalidade fortalecer o processo de implantação das ZPEs, onde empresas possam exportar seus produtos com isenção de impostos e liberdade cambial.  



O projeto da ZPE do Piauí foi apresentado no encontro pelo presidente da companhia administradora da  ZPE de Parnaíba, Mirócles Veras, os demais estados também tiveram seus projetos apresentados. Foram discutidas ainda alternativas de apoio técnico e financeiro para colaborar e apoiar a viabilização das ZPEs na Região Nordeste, onde já existem muitas aprovadas e em fase de cumprimento dos prazos legais. Entre os aspectos abordados durante o encontro foram destacadas as características dessas  zonas, seu cronograma de implantação e o perfil dos investidores esperados.

Orçamento em infraestrutura, projeto de alfandegamento, licenças ambientais, incentivos fiscais estaduais e municipais existentes, também foram temas levantados pelos participantes. Para o secretário Sérgio Miranda as discussões proporcionaram notar que o Piauí vem avançando no seu projeto da Zona de Processamento de Exportação.

A criação de ZPEs têm como um dos propósitos reduzir desequilíbrios regionais, assim como promover a difusão de tecnologia e o desenvolvimento econômico e social em todo o país, especialmente nas regiões menos desenvolvidas.

Para o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Júnior, “as Zonas de Processamento de Exportação constituem uma nova estratégica de Política Industrial para a Região Nordeste”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais