Cidadeverde.com

Elmano Férrer lança Orçamento Popular 2011 nesta quarta-feira, 1

Imprimir
O prefeito Elmano Férrer lança nesta quarta-feira (01), às 9h, no auditório do Sebrae, o Orçamento Popular 2011/2012. Instrumento democrático de participação da comunidade na administração por permitir que entidades comunitárias elejam as obras prioritárias para os seus bairros, o Programa Orçamento Popular contará este ano com R$ 15 milhões.

Foto: Thiago Amaral / cidadeverde.com


A solenidade de lançamento do Orçamento Popular é um dos principais eventos realizados anualmente pela Prefeitura de Teresina. Dela devem participar representantes de associações de moradores, conselhos e federações de entidades comunitárias, além de organizações não governamentais e autoridades. Por meio de plenárias organizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral em bairros estratégicos da cidade, cada comunidade devidamente cadastrada  e inscrita no programa aponta os seus principais problemas e apresenta as soluções que se concretizam através de obras e serviços públicos.

Entre as principais obras executadas pelo Programa Orçamento Popular estão melhorias habitacionais, pavimentação em paralelepípedo, praças, casas de farinha, lavanderias comunitárias, sistemas simplificados de abastecimento de água e centros de produção. São obras de pequeno porte mas de grande retorno social e de vital importância para o desenvolvimento de cada bairro.

"Fico feliz ao participar do lançamento do Orçamento Popular porque esse é um programa que aproxima ainda mais a população da população. Através do Orçamento Popular o povo tem uma participação efetiva e direta na gestão dos recursos municipais. Ele também é uma ferramenta de devolução ao povo de parte dos recursos arrecadados e decorrentes do pagamento de impostos como o IPTU", comemora o prefeito Elmano Férrer.

Além das assembléias zonais que deverão ser marcadas por todo o mês de junho, serão realizados fóruns zonais durante o mês de julho. Nos fóruns da zona urbana serão eleitos 10 delegados e 50 propostas para cada regional. Haverá apenas um fórum para as quatro zonas rurais (sul,sudeste, norte e leste).

Neste evento, serão eleitos 05 delegados e 20 propostas para cada zona rural. Ao todo serão eleitas 280 propostas de obras e serviços públicos que serão analisadas pela comissão do Orçamento Popular a ser empossada no dia 17 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Finanças.

Os fóruns zonais já estão agendados. Confira a agenda:

Regional Sul:

Data: 09/07/2011 (sábado)

Hora: 14h

Local: Escolão do Parque Piauí

 

Regional Sudeste

Data: 16/07/2011 (sábado)

Hora: 14h

Local: Escolão do Itararé

 

Regional Centro/Norte:

Data: 23/07/2011 (sábado)

Hora: 14h

Local: Escolão do Mocambinho

 

Regional Leste:

Data: 30/07/2011 (sábado)

Hora: 14h

Local: Escola Municipal José Omati

 

Zona  rural:

Data: 31/07/2011 (domingo)

Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais