Cidadeverde.com

Três faculdades do PI não aprovaram alunos no exame da OAB

Imprimir
Das 90 faculdades de direito cujos bacharéis se submeteram aos últimos exames obrigatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, e não tiveram nenhum candidato aprovado, 17 estão situadas em São Paulo, 10 na Bahia e no Paraná, nove em Minas Gerais e três no estado do Rio de Janeiro. 


No Piauí, segundo dados da OAB, foram três instituições: Christus Faculdade do Piauí - (Chrisfapi), Faculdade de Tecnologia do Piauí (Fatepi), Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (Iesrsa), que tiveram, respectivamente, 21, 16 e 16 inscritos reprovados.

Existem hoje, em todo o país, 610 escolas superiores de direito inscritas no Ministério da Educação.


O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, encaminhou nesta terça-feira (5) ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ofício com a lista dessas 90 faculdades, requerendo que sejam submetidas ao regime de supervisão. Ou seja, seus índices de aprovação em "exames de proficiência" passam a ser acompanhados de perto pelo MEC, devendo ainda cumprir algumas metas estabelecidas pelo Ministério, sob pena de serem penalizadas com redução de vagas, suspensão de cursos e, em casos extremos, fechamento.



Das escolas de direito que "tiraram nota zero" ao fim das duas etapas do último exame da OAB, em dezembro do ano passado, as que apresentaram o maior número de candidatos reprovados foram as seguintes: Faculdade Gama e Souza (FGS), do Rio de Janeiro, 42 inscritos e reprovados; Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), da Bahia, 42;  Faculdade Politécnica de Campinas (Policamp), 33; Faculdade São José (FSJ), do Rio de Janeiro, 32; Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Iesfi), 32; Faculdade Campo Limpo Paulista(Faccamp), 16.

O percentual geral de aprovação no último exame da OAB foi de apenas 9,74% — o pior de todos os tempos.



Duas faculdades explicam: alunos eram "treineiros". Veja notas


NOTA DE ESCLARCIMENTO
 
Face notícia veiculada neste veículo de Comunicação, na data de 5 (cinco) de julho de 2011, viemos através desta  declarar  NOTA ESCLARECIMENTO.

A notícia veiculada cita a FATEPI – Faculdade de Tecnologia do Piauí como parte de uma lista de faculdades que não obtiveram aprovação no Exame de Ordem da OAB – Seccional Piauí, sem, no entanto esclarecer as condições objetivas da FATEPI.  Informo a esse meio de comunicação que a Faculdade de Tecnologia do Piauí ainda não tem NENHUMA turma graduada, sendo a primeira colação de grau marcada para de SETEMBRO de 2011. Ressalte-se que a Instituição encontra-se com o processo de Reconhecimento dentro dos ditames legais, aguardando visita in-loco do MEC, procedimento que é o padrão do Ministério da Educação. Tais informações encontram-se disponíveis junto ao Ministério da Educação.

Desta forma, ressaltamos que não houve alunos graduados ou aguardando colação de grau fazendo a prova do Exame de Ordem 2010.3, posto que o atual período letivo desta IES somente terminou em 1º de JULHO de 2011, sem eu os alunos tenham ainda recebido resultados finais, nem finalizado o Curso de Bacharelado em Direito, posto ainda necessitarem apresentar a Monografia de Conclusão do Curso, requisito obrigatório para a Colação de Grau.

Destarte, esclarecemos ainda que não obstante ainda não contamos com alunos graduados ou aguardando colação, tivemos alunos aprovados no Exame de Ordem 2010.2. A aluna Joselda Nery Cavalcante (Matrícula OAB 112031448) não obstante estando no 8º bloco do Curso de Direito, obteve aprovação neste exame específico.

Atualmente, a FATEPI conta com 44 alunos cursando o 10º bloco do curso de Direito, observando-se que em um universo de 731 alunos que cursam Bacharelado em Direito nesta IES, o número de alunos citados por este meio de comunicação apresenta percentual ínfimo (cerca de 30%), de alunos que AINDA ESTÃO CURSANDO O BACHARELADO EM DIREITO e optaram por tentar ser aprovados no Exame de Ordem sem concluir a carga horária da faculdade.

De forma alguma temos dúvida acerca da qualidade dos Cursos de Graduação ofertados por esta IES, que tem sido autorizados, reconhecidos e recredenciados com excelentes notas perante o MEC.

- x -x -x -

Prezados,

A coordenação do curso de Bacharelado em Direito da Christus Faculdade do Piauí, em face da notícia veiculada neste site, vem esclarecer o contexto segundo o qual o resultado do exame da Ordem dos Advogados do Brasil deve avaliado.

Alunos do curso de Bacharelado em Direito da Chrisfapi efetivamente prestaram os exames da OAB realizados neste ano de 2011. Porém estes o fizeram em caráter de treino apenas, prática comum e admitida pela OAB a partir do nono semestre do curso.

Assim, os alunos não poderiam ser avaliados como se estivessem completamente aptos ao exame, uma vez que não integralizaram seus currículos, dado que a Chrisfapi ainda não formou nenhuma turma, o que ocorrerá apenas durante o segundo semestre de 2011.

A primeira turma do bacharelado em Direito da Chrisfapi, cerca de 60 alunos, será graduada apenas em setembro de 2011, sendo por isso pouco adequada a generalização dos resultados, uma vez que uma parcela pequena dos estudantes submeteu-se ao exame em caráter experimental.

Certos de que a Chrisfapi preza pelos seus resultados e pela qualidade do ensino realizado em todos os seus cursos, especialmente o Bacharelado em Direito, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
Jorge Otávio Maia Barreto, MSc
Coordenador do Curso de Bacharelado em Direito da Christus Faculdade do Piauí - Chrisfapi

- x - x - x -

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
 
Faculdade R.SÁ

Em matéria veiculada neste importante Meio de Comunicação, na qual cita o Instituto de Educação Raimundo Sá, em decorrência do resultado do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí faz se necessário esclarecer alguns equívocos cometidos em relação às informações divulgadas na data de cinco de julho de 2011.
 
Nesse sentido, informamos que o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (Faculdade R.SÁ), situado na cidade de Picos, Estado do Piauí até a presente data, julho de 2011, ainda não tem nenhuma turma do curso de direito concluída. Portanto, alguns estudantes fizeram o Exame da Ordem de forma experimental, apenas como treineiros.
 
No semestre passado, alguns alunos da Faculdade R.SÁ fizeram a prova da OAB (2010.2), sendo que naquele exame, 03 (três) alunos obtiveram êxito, tanto na primeira fase, quanto na segunda e estão apenas aguardando a conclusão do curso e a colação de grau.
 
Na última prova (leia-se: 2010.3) realizada pela OAB, a Faculdade R.SÁ teve outros alunos que também fizeram o exame de forma experimental, na condição de treineiros, haja vista, que o Instituto de Educação Superior não tem ainda nenhum aluno graduado em direito.
Face ao exposto, infere-se que foi um equivoco rotular o nome desta IES, citando estatísticas que pelas condições objetivas do momento, ainda não poderiam ser aferidas, já que os respectivos alunos ainda não concluíram o curso de direito.
 
É oportuno destacar a qualidade dos cursos de graduação ofertados por esta IES, que tem sido autorizados e reconhecidos com excelentes notas perante o MEC. Não obstante, lembramos que esta Instituição realizou recentemente, com êxito, o 1º Mestrado Interinstitucional do Estado do Piauí, em Serviço Social, através de convênio com firmado entre a Universidade Federal de Pernambuco e o IESRSA, possibilitando o fortalecimento da qualificação docente e a conseqüente melhoria na qualidade de ensino.
 
Picos-PI, 05 julho de 2011
Assessoria de Comunicação 


         

Com informações do Jornal do Brasil


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais