Cidadeverde.com

Cerâmicas Serra da Capivara ganham destaque no Piauí Sampa

Imprimir
Produzidas pelas mãos simples dos moradores do pequeno vilarejo do Barreirinho, na zona rural do município de Coronel José Dias, distante mais de 500 quilômetros da capital Teresina, as peças da cerâmica artesanal Serra da Capivara ganharam destaque   num dos endereços mais sofisticados da cidade de São Paulo. Em exposição na mostra Piauí Sampa 2011, a cerâmica chama a atenção dos visitantes e representa, de forma positiva, o sertão piauiense através de um empreendimento social e ecologicamente correto.

Gerando empregos numa das regiões mais carentes do interior nordestino, o projeto da cerâmica Serra da Capivara encanta quem conhece seus produtos. O resultado é o sucesso de público e vendas. "Esse tipo de evento proporciona além da venda direta ao consumidor das grandes cidades, uma série de contatos que podem viabilizar bons negócios", explica o gerente da cerâmica Serra da Capivara, Antônio Marcos Oliveira, que veio a São Paulo representar o empreendimento.


Um dos grandes destaques da cerâmica Serra da Capivara, ou talvez o maior deles, seja a utilização de desenhos dos grafismos rupestres em suas peças. "Quando as pessoas que não conhecem a cerâmica ficam sabendo que representam as pinturas da Serra da Capivara, ganhamos atenção e curiosidade, pois as figuras pré-históricas parecem chamar
atenção dos consumidores", garante Oliveira.


Quem também deixou a seca vegetação da caatinga do Piauí nessa época do ano para trabalhar 7 dias em São Paulo representando as figuras milenares do Parque Nacional Serra da Capivara - Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco -, foi o agente de vendas Romero Paes Landim, de 27 anos, casado e pai de uma menina. "Fico feliz de saber que nosso trabalho lá no Piauí é reconhecido aqui em São Paulo", disse ele a nossa reportagem.


Coordenada de forma audaciosa pela empreendedora pernambucana Girleide Oliveira, que já exporta peças para os EUA, Europa e América do Sul, a cerâmica Serra da Capivara representa hoje uma marca positiva do Piauí. Na mostra Piauí Sampa, dentro de um cenário que erroneamente tenta "vender" o Piauí da fartura da água, com imensos painéis do Delta do Parnaíba e da capital Teresina, de forma prática e clara, a cerâmica Serra da Capivara tem a responsabilidade - e faz isso de forma exemplar - de representar o berço do homem americano.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais