Cidadeverde.com
Economia

Técnicos do FMI temem escassez de recursos em piora da crise

Imprimir
Técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) estão preocupados com uma escassez de recursos do Fundo caso a situação financeira global piore e mais países precisem de ajuda.

Em documento interno obtido pela Reuters nesta semana, a equipe do FMI afirmou que o Fundo tem cerca de 390 bilhões de dólares que poderia emprestar confortavelmente sem colocar em risco seu balanço financeiro.

Entretanto, no pior cenário possível, os técnicos alertam que o FMI pode enfrentar uma situação na qual teria que emprestar cerca de 840 bilhões de dólares, cerca de 30 por cento a mais do que a estimativa de 640 bilhões de dólares feita em junho para o pior cenário.

O novo dado reflete o aumento da preocupação com a economia global, advinda em parte da dificuldade que a Europa apresenta para conter a crise da dívida. O documento disse que os próximos relatórios do FMI vão salientar "o notável aumento dos riscos para a estabilidade financeira".

Em um cenário menos preocupante, no qual as autoridades agem rapidamente para frear a escalada da crise da dívida, o FMI vê demanda por 360 bilhões de dólares em empréstimos.

Fonte: Reuters
Imprimir