Cidadeverde.com

Barragem em Itaueira tem risco de rompimento e MPE ajuiza ação

Ampliada às 12h48
O Ministério Público Estadual ingressou com ação civil pública solicitando reparos imediatos na barragem de Poços, em Itaueira (a 344 km de Teresina). Segundo as promotoras Áurea Emília Madruga e Denise Costa Aguiar, autoras da ação, a barragem está com risco de rompimento, principalmente com início das chuvas.

Yala Sena/CidadeVerde.com

Promotora Denise Aguiar


A promotora Denise Aguiar, da Curadoria do Meio Ambiente, informou que desde de maio deste ano, o Ministério Público  vem advertindo o IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e a Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) sobre a situação de alto risco da barragem.

A ação civil quer que o governo do Estado  sejam obrigados a apresentar plano de ação emergencial  na barragem de Poços no prazo de 15 dias. “Bem como executar todas as obras de recuperação da barragem definidas no projeto básico no prazo de 30 de novembro, antes do início do inverno”, disse a promotora.

Algodões I, barragem rompida em 2009 no norte do Piauí

No mês passado, o governador Wilson Martins (PSB) decretou estado de emergência por 90 dias as barragens em Curimatá, Itaueira e São Miguel do Tapuio. A decisão foi anunciada após laudos nas barragens de Algodões II, Poços e São Vicente.


Denise Aguiar disse que solicitou informações sobre as barragens São Vicente (São Miguel do Tapuio) e Algodões (Curimatá), mas ainda não obteve resultado. 

Outro lado
Através de sua assessoria, o governo do Estado informa que estão sendo investidos, R$ 2,3 milhões na recuperação emergencial nas barragens de Poços (Itaueira), Algodões II (Curimatá) e São Vicente (São Miguel do Tapuio). As obras nas três barragens devem ser iniciadas em, no máximo, 20 dias.

Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Elizeu Aguiar afirma que o Governo do Estado já está tomando as medidas necessárias para recuperar os reservatórios. "Semana passada, por exemplo, o governador Wilson Martins autorizou a recuperação da barragem de Poços", conta. Em Itaueira, será necessário reconstruir ombreiras, maçiços e taludes. "Em 10 ou 15 dias, as obras já deverão ter sido iniciadas", completa.

Em Algodões II e São Vicente, os reparos serão mais simples. Em Algodões II, deverá ser tapado um ponto de fuga em caso de sangria. Já em São Vicente, devem ser feitas intervenções no paredão e no sangradouro. 


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais