Cidadeverde.com

Mano promete fechar "convocáveis" de Copa após Londres-2012

Imprimir
Em quase um ano e meio de trabalho à frente da seleção brasileira, Mano Menezes já convocou mais de 80 jogadores, para usá-los em compromissos em amistosos e Copa América. No entanto, o treinador promete fechar consideravelmente o circulo de “selecionáveis” para a Copa do Mundo já em 2012, após os Jogos Olímpicos de Londres.




Nesta quinta-feira, Mano Menezes participou ao lado de Ney Franco, responsável pelas categorias de base da CBF, do anúncio do prêmio Craque do Brasileirão. No evento em São Paulo, o treinador adiantou o seu planejamento para 2012, envolvendo objetivo olímpico e formação do time para a Copa.


"Vemos a Olimpíada como um divisor. Não vejo mais essa realidade de testar jogadores depois de Londres. Penso que vamos seguir apenas com uma base [para a Copa] depois deste período. É assim o nosso planejamento", declarou o treinador da seleção.


No calendário rumo ao Mundial no Brasil, a seleção principal tem como competição oficial apenas a Copa das Confederações de 2013. Assim, com o time isento das eliminatórias, a preparação para o objetivo final de 2014 se dará em amistosos e períodos de treinamento.


No primeiro semestre de 2012, a seleção brasileira realiza amistosos apenas nos meses de fevereiro e junho, nas chamadas "data Fifa". Nestas oportunidades a comissão técnica privilegiará a equipe principal.


No entanto, com os meses março, abril e maio livres no calendário da Fifa, a ideia de Mano Menezes é fazer três estágios de treinos de uma semana com a seleção olímpica. “Quem sabe a gente consegue encaixar um amistoso ao final de cada um desses períodos. Mas isso ainda depende de outras questões que fogem do lado técnico”, afirmou.


Para a Olímpiada, a comissão técnica da seleção vai rever o problema de recrutar jogadores que atuam no futebol europeu, já que os clubes da região não têm obrigação de ceder seus atletas. Mano fala em um desafio diplomático nesta questão.


"Os clubes da Europa não têm essa obrigação de liberar os jogadores, por não ser uma competição oficial da Fifa. Por isso a gente entra nesse processo de convencimento. Primeiro, com os jogadores que pretendemos levar. Depois, com os clubes europeus", disse Mano no evento desta quinta em São Paulo.



Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais