Cidadeverde.com

Grupo lança manifesto em prol do Parque da Serra da Capivara

Imprimir
Um grupo formado por pessoas de diversos campos se reuniu na última terça-feira (6) na sede do Conselho Regional de Medicina para assinar um manifesto e lançar uma associação em favor do Parque Nacional da Serra das Capivaras. 

A conselheira da Fundação Museu do Homem Americano, Rosa Trakalo, que trabalha há 35 anos com a arqueóloga Niède Guidon, falou em entrevista ao Jornal do Piauí sobre a atual situação e dificuldades do parque. Ela disse ainda que a iniciativa do manifesto foi bem-vinda. 


“Recebemos (o manifesto) com muita felicidade. Esta é a primeira vez que um grupo de pessoas se reúne para discutir o que devemos fazer”, pontua. Segundo ela, uma das carências principais é a irregularidade de recursos. “Mas são inúmeros os problemas, pequenos, grandes, que podem resolver com ajuda”. 


Atualmente, o Parque é mantido através de recursos da Lei Rouanet. “Sofremos com a falta de um orçamento fixo que a gente possa contar com ele. Essa é uma tortura permanente. Pagamos os funcionários um mês e não sabemos se vai ser possível manter no próximo. Se a gente abandonar o trabalho das guaritas, da manutenção das estradas e deixa estragar, será pior para recuperar. Mesmo com a Lei Rouanet, há muita burocracia, e o parque é um órgão vivo”, pontua Rosa Trakalo. 

Outro ponto que precisa de solução urgente é o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, que segundo Trakalo, é essencial para atrair turistas e desenvolver os setores relacionados como hotelaria, restaurantes e demais serviços. O fluxo de turistas em 2010 foi de 15 mil pessoas. Deste total, 10 mil eram estudantes que não pagaram taxa. 


O grupo da Sociedade Civil também criou a Associação de Amigos do Parque onde qualquer pessoa pode contribuir mensalmente com R$ 5. “Quanto mais pessoas estiverem ligadas, melhor para esse patrimônio piauiense”, descreve. 

Aureliano Miller


Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais