Cidadeverde.com

Tecnologia usada em hemocentros detecta HIV e hepatite precocemente

Imprimir
A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, revelou que a partir de março do próximo ano, os hemocentros do país farão o teste do NAT, tecnologia utilizada para detectar precocemente o vírus do HIV e hepatite C. A informação foi divulgada no Twitter da gestora, nesta quarta-feira, 14.

Foto: Thiago Amaral

Lílian Martins afirmou que o teste será possível por meio do consórcio Biomanguinhos/Fiocruz, Ufrj e Instituto de Biologia Molecular do Paraná, sob coordenação do Ministério da Saúde. 

O exame que é feito atualmente nos hemocentros é o teste sorológico para controle de qualidade do sangue, que detecta vírus como o da Doença de Chagas, sífilis, hepatite, HIV, HTL-V entre outros. “Hoje é feito o Elisa, que só positiva quando surgem os anticorpos, quando já está adiantada a infecção”, lembra a secretária.

A gestora da Saúde no Piauí frisa que o NAT dará mais segurança às transfusões, já que o tempo entre a infecção e detectação do teste diminui de 22 para 11 dias no caso do HIV e de 70 dias para 22 concernente à hepatite. 

De acordo com o diretor do Hemopi, Antônio Lages, a ideia do Ministério da Saúde é implantar a tecnologia em alguns hemocentros regionais. No Nordeste, poderá ser executado em Fortaleza-CE. “Os exames feitos no Piauí seriam encaminhados para o Ceará. Mas o ministério ainda vai confirmar essa ação”, explica. 

Segundo Antônio Lages, o novo teste já tem sido realizado em alguns hemocentros do país de forma experimental.  

Lílian Martins está em Brasília onde participa da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, encontro que acontece mensalmente na capital federal. 

Thiago Bastos
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais