Cidadeverde.com

Strans quer 2ª viagem gratuita na integração até mês de junho

Imprimir
A integração de ônibus de Teresina começa com 33 linhas das 92 existentes, o que corresponde a 36% do total. Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, o número inicial na capital piauiense está acima do que outras cidades que integraram seu sistema de transporte coletivo utilizaram a princípio. Entretanto, estas 33 linhas não poderão interligar-se a todas as outras, mas apenas àquelas predeterminadas pela prefeitura. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Segundo o gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, as linhas iniciais vão fazer as integrações entre si. “São pares de linha que podem ser integrados tanto na ida quanto na volta. Um trabalhador que vá do Mocambinho para vila Irmã Dulce, poderá pegar dois ônibus pela manhã, pagando meia entrada no segundo, e fazer o mesmo quando retornar”, explica. 

Lopes explica que este é um projeto piloto e que o número de linhas a serem integradas na segunda viagem, poderá aumentar. “À medida que vermos que funcionou e deu certo – e vai dar – a gente pode criar outra matriz ou novas integrações nessa matrizes já existentes. Dependerá do bom funcionamento e da necessidade da população”, afirma. 


Entretanto, o gerente da Strans confessou ao CidadeVerde.com que a prioridade da prefeitura, após esse primeira etapa da integração, é tentar fazer com que a segunda tarifa – que custará, a princípio, a metade do que for pago na primeira – seja gratuita para o usuário. “Em junho ou julho queremos que esse valor seja zerado. Por isso vamos fiscalizar o uso indevido. À medida que diminua o uso indevido da meia passagem, através de fiscalização, vamos resgatar a receita do sistema e chegar a um ponto que poderemos fazer isso. É o nosso primeiro pensamento, zerar o segundo trecho”, pontua. 
  
José Lopes explica que por isso, a prioridade será a gratuidade no segundo trecho e só em seguida, o aumento da variedade de ônibus integrados. “E a partir daí criar mais integração de acordo com a necessidade, conforme os usuários reclamarem, solicitarem a integração, vamos avaliar para, posteriormente, fazer esse aumento. Com certeza o número de linhas integradas será ampliado, mas ainda não há planejamento. Primeiro vamos zerar a segunda viagem e depois ampliar as integrações”, conclui. 


A integração começa no próximo dia 2 de janeiro, mesmo dia quando começa a nova tarifa dos transportes coletivos da capital, R$ 2,10. A prefeitura realiza uma série de alterações no trânsito da capital, com a instalação de mais semáforos em diversos bairros, a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Frei Serafim e a retirada de paradas na mesma via. 

Confira a lista completa abaixo:
(As linhas em vermelho são as matrizes e as abaixo são aquelas com as quais elas fazem integração.)

(Caso não consiga visualizar, clique aqui.)

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais