Cidadeverde.com

Gari amazonense vai correr no pelotão da frente da São Silvestre

Imprimir
Há mais de seis anos como gari em Manaus, o maratonista Jean Pereira, 35, se prepara para participar pela quinta vez da mais importante corrida de rua do Brasil, a 87ª edição da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. O manauara, que disputará no pelotão de elite, se prepara todos os dias em Manaus, percorrendo cerca de 30 km na coleta de lixo e mais 3 horas de treinos.





Com a divisão entre a profissão e a vida de atleta, mesmo sem técnico, Jean traça metas para a São Silvestre. Segundo ele, quer conseguir uma melhor posição para o Amazonas na corrida e superar a sua melhor colocação, a 47ª posição.


- Estou trabalhando para melhorar a classificação do Amazonas. Estou me esforçando e até perdi uns quilos. Além disso, nas provas que competi este ano, venci quase todas e quero fazer o melhor para nosso Estado – afirma o atleta.


Até dia 30 (sexta-feira) deste mês, quando embarca para São Paulo, Jean sabe que tem ainda muito "chão" pela frente. Porém, sabe também que vários moradores e admiradores estarão na torcida para que o nome do Amazonas possa estar bem representado na competição.


Jean conta também com o apoio de amigos para custear as atividades como fundista. Por isso ele não desanima.


- Enquanto estou descansando meus adversários estão treinando. Tenho que dar o máximo de mim em busca de melhores resultados e conquistas – enfatizou Jean, consciente dos desafios.


Rotina do Gari-atleta


De pé às 5h da manhã, Jean faz um aquecimento de 30 minutos antes de ir ao trabalho, onde passará por mais de 6h nas ruas dos bairros São José 1 e 2, na Zona Leste, atrás de um carro coletor. Ele diz que já se acostumou com a intensa correria com uma farda que, suada, pesa mais de 3kg. E tudo sob o calor amazônico, que chega a mais de 35º C.


- Apesar de muito cansaço, eu gosto de trabalhar na coleta. É assim que posso conhecer e conversar com as pessoas. Muitos moradores me incentivam e dão apoio. Me sinto muito melhor, embora haja pessoas que critiquem - relata.


- Tenho um trabalho digno. Com meu salário e com os amigos que me apóiam, graças a Deus tudo está dando certo e estamos aí caminhando em busca de melhores resultados - completa.


Ao sair do carro coletor, no fim do expediente, Jean enfrenta mais correria pelas ruas do mesmo bairro onde trabalhou durante o dia. Ele treina por outras 3h, esforço diário que lhe rendeu várias medalhas. Só este ano foram 18 vitórias.


E por onde ele passa, possui admiradores. É o caso da aposentada Edite dos Santos, que mora há mais de 30 anos no São José, que afirmou que torcerá pelo atleta amazonense.


- Sempre ajudo dando água, pois esse calor é muito ruim de trabalhar. Quando o Jean estiver na corrida, vou assistir pela TV e torcer muito para que ele possa conseguir um bom resultado – ressalta a aposentada.


Com um bom trabalho desempenhado na coleta de lixo, Jean sabe que ganhou torcedores e admiradores. Esse apoio, diz ele, é fundamental para dar continuidade à vida de muita correria.



Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais