Cidadeverde.com

Piauí é pior Estado em atração para recursos estrangeiros, diz Veja

Imprimir
Um levantamento da veja revelou quais os estados brasileiros preparados para receber os investimentos estrangeiros, graças à estabilidade econômica interna e as proximidades da copa do mundo e dos jogos olímpicos. Os números revelam que o Piauí está em último lugar no ranking, em 27º, com 19,3%. O melhor Estado é São Paulo 77,2%.


Os critérios adotados foram: ambiente político, ambiente econômico, políticas para investimentos estrangeiros, infraestrutura, recursos humanos (8,3%), sustentabilidade, regime tributário e regulatório e inovação (5%). 

Para atribuir as notas, a equipe de pesquisa reuniu dados relatórios jurídico, publicações acadêmicas e governamentais, sites de autoridades e de organizações que acompanham o governo e escola de administração. Além disso, entrevistou especialistas e consultou os principais meios de comunicação. As avaliações em cada quesito foram ponderadas em uma fórmula matemática e transformada numa pontuação de zero a 100. 

O Piauí é considerado ruim na maioria dos itens analisados, como: políticas para investimentos estrangeiros, onde o Estado é o último colocado e é considerado o oposto de São Paulo, que é o primeiro colocado. O Estado é o único classificado como ruim. 

“Trata-se de um estado com instituições sucateadas e um poder público deficiente. A infraestrutura é tão precária que a produção precisa ser escoada por meio dos estados vizinhos. Para se ter uma ideia, a construção do Porto de Luís Correia obra que amenizaria o problema arrasta-se há mais de 30 anos”, Luis Felipe D’Ávila, diretor presidente do Centro de Liderança Pública, à publicação da Revista Veja.

Nos quesitos de infraestrutura, recursos humanos, regime tributário e regulatório e inovação, o Piauí é classificado como ruim. E nos demais itens: ambiente político (38,9%), ambiente econômico (37,5%) e sustentabilidade (35,4%) é considerado moderado. 


Na reportagem da Veja, é colocada uma fotografia do posto de fiscalização da cidade de Uruçui, cujo o chão é de terra batida, motivo que segundo a revista, afugenta os investidores. Ao lado foi colocada uma foto dos prédios comerciais da zona Sul de São Paulo, Estado considerado institucionalmente o mais sólido e o melhor ambiente de negócio do país. 

Imagens de São Paulo

Flash de Jordana Cury
Redção Caroline Oliveira
com informações da revista Veja
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais