Cidadeverde.com

Tartarugas começam a fazer ninhos e a desovar no litoral no PI

Imprimir
Na tarde do último domingo (25), os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta foram informados sobre a ocorrência de uma desova de tartaruga marinha, conhecida como tartaruga de pente ou tartaruga verdadeira, na praia do Coqueiro, próximo a Vila do Itaqui, na cidade de Luís Correia no litoral do Piauí.


Segundo depoimento de colaboradores, a subida da fêmea aconteceu por volta das 16h30 onde a mesma ficou realizando movimentos que caracterizam a desova durante aproximadamente uma hora.

Ao chegar ao local, a equipe recebeu todas as informações dos colaboradores André e Breno Rodrigues, que além de acompanharem o processo realizaram ações para garantir a tranquilidade do animal durante o comportamento reprodutivo da fêmea, conforme orientações realizadas pelo projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, André e Breno ainda cederam, gentilmente, material fotográfico e imagens desta ocorrência.


"Não foi confirmada a desova propriamente dita, ou seja, mesmo subindo para desovar, a fêmea não depositou os ovos na areia, sendo este um procedimento normal. Contudo, esta fêmea poderá retornar nos próximos dias para realizar a postura em nosso litoral", informou a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.


Esta atividade marca o início da temporada reprodutiva 2012 das tartarugas marinhas no litoral do Piauí que se estenderá até o mês de agosto com subida de fêmeas para postura e nascimento de filhotes.

Fases do processo de nidificação das tartarugas marinhas:

- 1° Subida da fêmea à praia, procurando um melhor local para postura.
- 2° A fêmea se acomoda na areia com movimentos das nadadeiras anteriores e posteriores, delimitando a “cama”.
- 3° Confecção da cova,  a tartaruga escava com as nadadeiras posteriores a câmara de ovos.
- 4° Processo de postura dos ovos, ou seja, deposição dos ovos na câmara (cova).
- 5° A tartaruga fecha a cova, compactando a areia e em seguida, camufla a cama da desova através da cobertura com areia pelos movimentos de varredura, utilizando as nadadeiras traseiras e dianteiras simultaneamente.
- 6° A fêmea  retorna para o mar.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais