Cidadeverde.com

PI teve 15 servidores federais expulsos nos últimos 5 anos

Imprimir
Relatório divulgado pela Controladoria Geral da União - CGU - revela que o Piauí é um dos estados com menor número de servidores públicos federais expulsos, superando apenas Acre e Sergipe. De 2007 a 2011, foram 15 demitidos em por conta de irregularidades no Estado, entre 2.348 em todo o País. O Rio de Janeiro lidera o ranking.


De acordo com a CGU, foram 564 casos em 2011, a maioria relacionada com corrupção. No Piauí, foram quatro casos. O recorde do Estado foi em 2009, com oito expulsões na administração federal. Dos casos nacionais, 433 foram demissões de cargo efetivo, 57 destituições de cargo em comissão e 38 cassações de aposentadoria. São 1,54 exonerações por dia, 8,25% a mais que em 2010. 


O balanço da CGU revela que, apesar da maioria dos casos envolver obtenção de vantagens, improbidade administrativa e recebimento de propina, também fora registradas demissões por abandono do cargo, desídia (preguiça ou desleixo) e outros motivos, que não chegam a metade das exonerações. 

A CGU montou um Sistema de Correição da Administração Pública Federal, com uma unidade em cada ministério coordenada pela Corregedoria-Geral da União. Um corregedor supervisionou os processos em cada pasta. 

“A intensificação das expulsões decorre da determinação do governo de combater a corrupção e a impunidade. Assim, a administração deixa de ficar apenas à espera da punição pela via judicial, que é demorada, e passa, ela própria, a administração, a aplicar as punições de sua alçada”, explica Luiz Navarro, secretário-executivo da CGU.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais