Cidadeverde.com

Flávio Nogueira esclarece pagamentos do Plamta e Iapep Saúde

Imprimir
O presidente do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí - Iapep -, Flávio Nogueira, esclareceu nesta terça-feira (10) algumas questões sobre o funcionamento dos planos de saúde Plamta e Iapep-Saúde. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ele explicou a mecânica de repasses, adiantou algumas mudanças que podem ocorrer no futuro e deu instruções aos clientes.


O prazo será de 60 dias para estabelecimentos de saúde receberem os valores relativos ao mês. “Se você tiver uma clínica credenciada pelo Plamta, por exemplo, você passará um mês atendendo os filiados ao plano de saúde, e estará prestando serviços. Depois, apresentar os serviços prestados, para que os auditores possam verificar os gastos. Cerca de dois meses depois, a empresa receberá o referente aos serviços e materiais gastos”, explica o presidente do Iapep.

“Nós temos muitas clínicas e hospitais buscando credenciamento. O Plamta e o Iapep-Saúde são grandes fomentadores da saúde no estado do Piauí”, salienta o presidente, que garante o bom funcionamento do sistema de repasses aos centros de saúde credenciados. Mas, de acordo com o próprio gestor, nem sempre foi assim. “O que o Plamta recebe hoje dá para pagar perfeitamente as contas. Quando chegamos, as despesas eram maiores do que a receita”, comenta o Flávio Nogueira, referindo-se ao período da gestão anterior.


De acordo com Flávio Nogueira, o Iapep já consultou cerca de onze mil pacientes apenas nos dez primeiros dias de janeiro, mas tem vários pontos onde devem ocorrer mudanças. “O Plamta e o Iapep precisam regulamentar muita coisa, como o caso das próteses por exemplo. Faremos também uma central de internações. Precisamos também rever o valor das diárias hospitalares, precisamos fazer um estudo a fim de melhorar isso”.

Quanto aos pacientes que tem reclamações a respeito do atendimento, o presidente do Iapep esclarece: “O paciente deve anotar o nome da clínica e o nome do médico. Possuímos um portal onde podem ser feitas denúncias”, completa. Em caso de reclamações, denúncias ou sugestões, os pacientes podem entrar em contato através do endereço: http://www.iapep.pi.gov.br/faleconosco.php.

Daniel Cunha (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais