Cidadeverde.com

Casos de dengue dobraram em 2011; Tipo 4 causa reação violenta

Imprimir
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou 5.931 casos de dengue no ano de 2011, o dobro das notificações ocorridas em 2010. Entretanto, o número de complicações da doença reduziu em 25%.

Em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (11), a coordenadora de Ações de Assistência da FMS, Amariles Borba, afirmou que com a nova variação do vírus (tipo 4), a reação à doença pode ser mais violenta.

"Qualquer pessoa pode ter dengue tipo 4, até quem nunca teve dengue. Entretanto, quem já teve dengue pode ter uma reação mais violenta do corpo, podendo ocorrer a dengue hemorrágica", explicou Amariles, ressaltando que a FMS já está trabalhando no sentido de intensificar os cuidados especialmente com as crianças.


Em 2011, foram notificadas 22 complicações e 11 casos de febre hemorrágica. Amariles Borba destacou os sintomas da dengue. "Dor no corpo, nos olhos, dor muscular, desânimo e febre são os sintomas mais comuns. Se você sentir uma dor atravessada na barriga, vômito e tontura ao mudar de posição, procure um médico porque é um sinal de alerta".

A gestora acrescentou ainda que ao sentir febre, a pessoa deve, em primeiro lugar, beber água. "A necessidade primária é de hidratação, porque se você se hidrata, mesmo com febre, o corpo trabalha em condições normais", finalizou, pedindo à população que verifique os depósitos de água para prevenir a doença.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais