Cidadeverde.com

Aprenda a fazer a feijoada light de bode piauiense

Imprimir
Funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão trabalhando no preparo de uma feijoada light à base de caprinos para ser servida na abertura do 3º Festival da Uva de São João do Piauí, na sexta-feira (13) à tarde.

 
Liderados pela assistente Conceição Alves, os cozinheiros estão trabalhando na Unidade de Processamento de Carnes de Caprinos e Ovinos, um frigorífico-escola que a Embrapa mantém em sua fazenda experimental de São João do Piauí, onde também são realizadas pesquisas com frutas exóticas e gado pé duro.
 
“A feijoada de bode tem menos gordura e menos colesterol. É mais saudável”, garante Conceição Alves, que trabalha em Teresina, mas sempre que há demanda, ministra cursos de culinária em São João do Piauí. Inaugurado em 2009, o frigorífico-escola atende criadores de toda a região.
 
A Unidade de Beneficiamento de Caprinos e Ovinos de São João do Piauí faz parte do projeto de melhoria da caprinoculltura no semiárido piauiense, projeto executado pela Embrapa, Governo do Estado e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O frigorífico-escola tem como objetivo transferir tecnologia de beneficiamento de carnes de caprinos e ovinos, cortes especiais, defumados, almôndegas, linguiça, hamburgueres e miúdos embalados a vácuo. Ele tem capacidade para abater até 30 animais por dia.
 
Veja a receita:
 
Feijoada light de bode
 
Ingredientes:
1 e ½ Kg de feijão-preto;

500g de costela defumada;
 
300g de linguiça de caprino defumada;
 
200g de músculo de caprino defumado;
 
4 pés de caprino defumados;
 
1 rabo de caprino defumado;
 
1 colher (sopa) de orégano;
 
1 colher (sopa) alecrim;
 
1 colher (sopa) de cominho;
 
1 colher (sopa) de pimenta do reino moída
 
1 colher (sopa) de corante;
 
1 xícara (chá) de vinagre branco;
 
1 tomate;
 
1 cebola;
 
1 pimentão;
 
1 xícara (chá) de cheiro-verde;
 
1 colher (sopa) de azeite.
 
 
Modo de preparar:
Deixe o feijão-preto de molho por três horas, cozinhar por 20 minutos em panela de pressão e reservar. Cotar a carne defumada em pedaços pequenos e levar em água corrente.
 
Cortar em pedaços pequenos a cebola, o pimentão, o tomate e o cheiro verde, reserve-os separadamente.
 
Use os temperos e as ervas para preparar a carne e acrescente o vinagre;
 
Aqueça o azeite em uma panela de pressão e refogue o ½ cheiro-verde.
 
Misture com a carne e deixe cozinhar até ficar macia (20 minutos);
 
Junte a carne com feijão e deixe cozinhar até o caldo ficar grosso e o feijão amolecer, prove o sal, acrescente o restante do cheiro-verde e deixe cozinhar por 5 minutos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais