Cidadeverde.com

Ministra lança programa no PI; meta é atender 55 mil famílias

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campello, participa nesta segunda-feira (30) do lançamento do programa Mais Viver, em Teresina. A meta é retirar 55 mil famílias piauienses da condição de extrema pobreza. Para explicar melhor as diretrizes do programa, o coordenador do Mais Viver, César Fortes, em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje, citou algumas das ações que serão realizadas e afirmou que alguns recursos já estão garantidos.


Tereza Campello

"Na área da Educação planejamos instalar mais de 60 escolas. Estas terão sua carga horária ampliada, para isso já estamos construindo nelas um refeitório, quadras e outros espaços que permitam a permanência dos alunos por mais tempo", disse o coordenador, ressaltando que mais de 100 ações farão parte do Mais Viver.

César Fortes afirmou que as pesquisas mostraram o perfil das pessoas que enfretam a condição de extrema pobreza no Estado. "Eles são jovens, da zona rural e pardos. Já temos um cadastro sendo realizado, já sabemos por onde começar as ações", completou. 

O objetivo é retirar 55 mil famílias ou 220 mil pessoas da extrema pobreza no Piauí, para isso, o programa planeja ações para resultados em curto, médio e longo prazo. "Sabemos que miséria se resolve com educação, mas o resultado disso é esperado a médio prazo. Nós estamos preocupados com o curto prazo e vamos trabalhar na inserção no mercado de trabalho e programas como o Bolsa Família", disse Fortes.
 
O coordenador explicou que hoje, na solenidade de lançamento do Mais Viver, o governador Wilson Martins (PSB) vai anunciar uma linha de pequenos créditos, especialmente para mulheres, com o objetivo de ajudar a criar pequenos negócios. "Às vezes, R$ 500, R$ 1000, já fazem toda a diferença para formar pequenos negócios", explicou.

A solenidade será realizada às 11h30 no auditório da Fiepi.

Agenda da ministra:
11h30 - solenidade de lançamento do Mais Viver na Fiepi
15h - Reunião técnica no Karnak



Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais