Cidadeverde.com

TJ-PI fará seleção para juízes leigos e põe fim à indicação

Imprimir
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, assinou portaria para realização de teste seletivo para Juízes Leigos e Conciliadores do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais. A decisão foi comemorada pela seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PI, que reinvidicava o fim da indicação para as vagas. 

“A realização do certame irá selecionar, com a isenção necessária, os melhores profissionais para atuar nesse importante seguimento do nosso Judiciário que é o Juizado Especial”, disse o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho. A Ordem cobrava critérios objetivos para a seleção e nomeação de juízes leigos e conciliadores.

A portaria número 262 saiu no Diário da Justiça da última sexta-feira (3). A seleção pública será supervisionada por uma comissão composta por representantes do TJ-PI, Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí e OAB-PI, que designou o conselheiro federal Willian Guimarães.

A comissão vai trabalhar desde a elaboração do edital até a realização das provas. “A participação da Ordem neste processo garante maior transparência, fazendo com que a realização do concurso ocorra de maneira regular”, disse William Guimarães. 

Outra seleção
No último domingo, o TJ-PI realizou a primeira etapa do concurso para Juiz de Direito Substituto. São 2.234 candidatos para 19 vagas, déficit atual de magistrados do Judiciário piauiense. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais