Cidadeverde.com

Carnaval da Ilha atrai teresinenses para blocos e mantém tradição

As várias opções de carnaval aliadas aos passeios turísticos estão atraindo cada vez mais teresinenses para São Luís. Os hotéis e pousadas da cidade estão cheios de turistas de várias estados, mas não é difícil cruzar com um teresinense, seja no circuito de desfile dos blocos tradicionais, que acontece no anel viário, seja no circuito de carnaval de rua, que acontece no bairro Madre Deus.


Este ano a Prefeitura de São Luís investiu algo em torno de R$ 3 milhões, entre subsídio de blocos, infraestrutura de passarela e segurança. Mais de 150 blocos participaram da festa, sendo que apenas 22 blocos tradicionais concorreram ao título de campeão. Alguns com mais de 30 anos de fundação. Cada bloco conta em média com 120 brincantes.

No último sábado os brincantes foram para passarela do samba saudar os 400 anos de São Luís. Exaltando as belezas, a história e a cultura da capital Maranhense em seu samba tema. O batuque dos tambores do Maranhão empolgaram uma plateia de mais de 8 mil pessoas. Os números são da Polícia Militar e da Fundação Cutural (Func). 


Quem gosta de carnaval e de História não se decepcionou com a beleza dos blocos e o batuque peculiar do carnaval de São Luís. Dos azulejos que vieram com os portugueses, no século 17 nova cidade que se transforma, tudo foi exaltado. “Azulejos cintilantes, nas sacadas e mirantes refletem minha paixão”, refrão do samba tema do bloco “Os Fanáticos de São Luís empolgou a platéia. 

A maior parte do público do carnaval de São Luís é formado por famílias que ficam na cidade em busca de lazer e descanso no feriado. Durante o dia as visitas ao Centro Histórico, na São Luis antiga, a tarde a curtição do carnaval é no bairro Madre Deus á noite a agitação na nova São Luís é intensa. 


Ontem após o circuito do samba a concentração de jovens foi intensa no carnaval do Feijão de Corda, na Praia de São Marcos. A festa reuniu cantores e bandas locais que levaram o carnaval até as 4 da manhã. Uma grande concentração de gente jovem e bonita.

Em seu segundo Carnaval em São Luís, o estudante de enfermagem, Danilo Lima, que mora no bairro Saci em Teresina, disse que vem para São Luís com a turma de amigos “aqui a gente tem várias opções de festa e a pode curtir a praia tranquilamente sem estresses, eu ia muito pra Luís Correia, mas também vai muita gente daqui pra lá, essa noite eu fico no Feijão de Corda, amanhã eu vou pra avenida”, disse. 


Katya D'Angelles (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais