Cidadeverde.com

Diminui o número de trânsferências de hospitais do interior para a capital

Imprimir
A Secretaria da Saúde registrou uma diminuição no número de transferências para Teresina no período de carnaval. Foi o primeiro feriadão com grande movimento enfrentado pelas unidades de saúde após o novo modelo de gestão adotado pela Sesapi.

 
Foram mais de quatro mil atendimentos e pouco mais de 40 transferências para Teresina. No litoral do estado, por exemplo, onde a população de Luis Correia duplica durante o carnaval, o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, transferiu apenas quatro pacientes. Dois por perfuração de arma branca. Em Picos, apenas seis pacientes foram transferidos.
 
“Essa redução se deve muito a implantação do serviço de traumato-ortopedia, iniciado em outubro do ano passado nas unidades de saúde de Campo Maior, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato. Em Floriano, Parnaíba e Picos já existia esse serviço”, afirma Ernani Maia, Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde.
 
Em Uruçuí, no sul do estado, foram quatro transferências durante o carnaval. Já em Bom Jesus foram sete pacientes encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Todos os casos são de alta complexidade.
 
Em São Raimundo Nonato, onde é grande o número de turistas nesse período, cinco pacientes transferidos. Em Piripiri e Corrente, no total, foram cinco encaminhamentos para a capital. "Isso é a prova que os hospitais estão conseguindo resolver seus atendimentos no próprio município", ressalta Ernani Maia.
 
HPM - Na sexta-feira, antes do carnaval, o Hospital da Polícia Militar (HPM) realizou um mutirão de cirurgias ortopédicas de pacientes eletivos referenciados pelo HUT. Foram 30 procedimentos cirúrgicos que contribuíram para desafogar aquela unidade de saúde nas vésperas do carnaval. Um novo mutirão está sendo programado.
 
De acordo com o diretor do HPM, coronel Gerardo Rebelo, só no mês de janeiro o hospital realizou mais de 500 cirurgias. “Só ortopédicas foram 227, cirurgias gerais foram 205, ginecológicas foram 88, dentre outras”, finaliza.

Veja os dados de atendimentos de alguns hospitais:
 
 
Campo Maior
 
Atendimentos: 587
Transferências: 18
 
Bom Jesus
 
Atendimentos: 308
Transferências: 06
 
Uruçuí 
 
Atendimentos: 639
Transferências: 4
 
Parnaíba
 
Atendimentos: 874
Transferências: 4
 
São Raimundo Nonato
Atendimentos: 399
Transferências: 5
 
Picos
 
Atendimentos: 432
Transferências: 6
 
Oeiras
 
Atendimentos: 583
Transferências: 04
 
Corrente
 
Atendimentos: 246
Transferências: 02
 
Piripiri:
Atendimentos: 350
Transferências: 3

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais